Nordeste

Prefeitura de Ipojuca, em Pernambuco, pede reabertura antecipada de praias

Diário de Pernambuco | 13/06/20 - 16h38
Foto: Peu Ricardo / Diário de Pernambuco

Por meio de ofício, a Prefeitura de Ipojuca solicitou ao Governo do Estado de Pernambuco a reabertura antecipada do seu litoral para práticas esportivas individuais. No documento, o município afirma que foi um dos primeiros a proibir acesso às praias e que após os 80 dias de interdição alcançou a diminuição de contágios e óbitos. 

Durante o texto, Ipojuca pede para que estes locais sejam abertos das 4h às 11h para a população, que precisará tomar os cuidados sanitários devidos. “Conseguimos um achatamento na curva, com diminuição significativa do número de infectados e óbitos, tendo como reflexo imediato esvaziamento nas unidades hospitalares, que hoje, contam com apenas 6,3% de taxa de ocupação na sala vermelha e 14,8% da sala amarela”, diz um trecho do ofício.  “Assim, diante do exposto, apresentamos a necessidade da liberação das praias do nosso litoral, para a prática exclusiva de atividades físicas individuais, atendendo à primeira fase do protocolo municipal, que vem sendo construído junto a este Governo do Estado, sendo respeitadas as regras de distanciamento social necessárias, com limitação de horários, sendo sugerido para tanto, o horário das 4h às 11h”. 

Além da diminuição da incidência da Covid-19 no município, o documento cita também a necessidade da manutenção da saúde física e mental durante a pandemia. Nesta primeira fase, motivo do ofício, seria exclusivamente para práticas esportivas individuais sem a presença do comércio (ambulantes, barraqueiros, jangadeiros, entre outros). E as fases seguintes, compreenderia outras flexibilizações, a depender dos índices de contaminação. 

Na primeira semana de junho, conforme solicitado pelo Governo do Estado, a Prefeitura do Ipojuca entregou a sua sugestão de protocolo de abertura do litoral ipojucano. A prefeita Célia Sales, junto com a secretária municipal de Turismo, Carol Vasconcelos, participaram de uma videoconferência com o secretário estadual de Turismo, Rodrigo Novaes, e representantes de outros municípios para discutir a questão. Assim como vem sendo orientado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o município sugeriu o protocolo de reabertura em fases, observando o grau de respeito da população com as novas medidas e as curvas de contágio do COVID-19.  

Em nota enviada ao Diario de Pernambuco, o governo do estado afirma que “continuam válidas as determinações contidas no decreto que apresenta o Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19, divulgado no dia 01 deste mês”, medida que mantém os calçadões fechados para qualquer tipo de atividade.