Maceió
Após fiscalização de decreto, estabelecimento da parte alta de Maceió vai ter alvará suspenso
Covid-19: narrador Arivaldo Maia é intubado na UTI de hospital em Maceió
Obra da Casal modificará trânsito da Avenida Assis Chateaubriand, no Prado
Após vistoria, novas demolições de imóveis no Pinheiro serão solicitadas
Covid-19: Prefeitura realiza neste fim de semana blitz em bares e restaurantes
SMTT realizará mutirão para recadastro do Cartão Bem Legal Especial
Alagoas
Motorista desvia de carro na contramão e bate caminhonete em muro na AL-485
Com 396 novos casos, Alagoas tem 110.968 infectados e 2.611 mortes por covid
Governador determina que forças de segurança integrem distribuição das vacinas em AL
Segurança Pública intensifica ações de combate à crimes na capital alagoana
Em Olivença, água era desviada para abastecer clandestinamente barreiros e caminhões-pipa
Turista de Manaus se recupera da Covid-19 no Hospital Regional do Norte
Nordeste
Leão do Parque de Dois Irmãos morre por complicações do câncer
Dos 9 Hospitais Universitários que vão socorrer Manaus, 7 são do Nordeste
Trabalhadores da Ford protestam contra fechamento de fábrica em Camaçari
Prefeitura de Salvador prevê 570 mil doses de vacina para grupos prioritários
Homem de 35 anos é morto pela companheira em apartamento de luxo de Salvador
Passageiro é picado por escorpião dentro de avião
Polícia
Vereador de Jequiá da Praia e outro homem são presos suspeitos de homicídio de ex-candidato
PM dispersa aglomeração e usa balas de borracha para evitar agressão a jovem no Vergel
Jovem que estava foragido é preso por estuprar menina de 13 anos
Motorista embriagado é preso dirigindo na contramão da BR 316, em Alagoas
Condutor embriagado é preso após buzinar e gesticular para viatura da PM parada em semáforo
Jovem de 19 anos é morto com 15 tiros no Benedito Bentes, em Maceió
Gente Famosa
Whindersson mostra chegada de oxigênio a Manaus: 'Ninguém acima do povo'
Cantor Gusttavo Lima envia cilindros de oxigênio para Manaus
Anitta, Iza e outros famosos protestam contra falta de oxigênio em Manaus
Música 'Bum bum tam tam' registra 284% de aumento por causa da CoronaVac
Duda Reis tem medo que Nego do Borel divulgue fotos e vídeos íntimos, diz B.O
Lady Gaga vai cantar o hino na posse de Joe Biden
Após reunião nessa segunda-feira (4) com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL), a prefeitura de Maceió sinalizou a liberação de apresentações musicais nos bares e restaurantes da capital.
Veja Também
Em entrevista ao Balanço Geral Alagoas, da TV Pajuçara, na manhã desta terça-feira (5), o presidente da Abrasel-AL, Thiago Falcão, afirmou que há a expectativa de que o prefeito JHC publique um decreto municipal possivelmente ainda no dia de hoje.
"O posicionamento do prefeito no dia é que ele seria célere nesse sentido. Ficou de hoje já existir um texto do decreto para que a gente possa fazer a avaliação sobre a questão do texto e possivelmente ainda ser publicado no dia de hoje no Diário Oficial do Município".
“O que nós queremos é ter toda a segurança e que todos os protocolos sejam seguidos rigorosamente, sem que esses artistas tenham sua atividade principal frustrada”, explicou o prefeito JHC.
O coordenador geral do Gabinete de Combate à Covid-19, Cleidson Moura, explicou que a gravidade da situação motivou a reunião. “O prefeito determinou esse encontro já no primeiro dia por entender o quão grave é importante é a questão do retorno dos músicos ao trabalho. Não existe nem existirá quebra de braço com outros poderes. O foco tem que ser um só: vencer o coronavírus, mas ouvindo e respeitando quem precisa sobreviver".
“Os estabelecimentos estão funcionando e não é justo prejudicar apenas uma classe”, disse o secretário de Saúde, Pedro Madeiro.
Miriam Monte, presidente de Ação Cultural, também se manifestou na reunião.
“Temos que levar em consideração o princípio da razoabilidade, os bares e restaurantes estão funcionando. Qual o problema que esses profissionais exerçam o seu trabalho seguindo os protocolos?”, questionou.
O presidente da Abrasel ressaltou que os estabelecimentos e os músicos entendem a situação da saúde com a pandemia e sabem da responsabilidade que lhes cabem.
"Foi feita uma proposta em relação à criação de um protocolo específico sobre a questão de retorno musical em Maceió. Dentro desse protocolo foi proposto pela parte da Vigilância Sanitária, pelo secretário de Saúde municipal, e a Abrasel também levou algumas propostas construídas junto à comissão dos músicos. Lógico que com isso virá uma série de responsabilidades tanto para os estabelecimentos quanto para os músicos. A gente entende a situação atual da saúde em relação ao nosso município e estamos dispostos, no que cabe a nós estabelecimentos e músicos, a fazer nossa parte dentro desse momento", disse Thiago Falcão.
A proposta inicial, também assinada pela Abrasel, foi intitulada de “vamos aplaudir sentados” e apresentou um protocolo específico a ser seguido pelas casas que quiserem promover a realização de apresentações musicais.
O comitê dos artistas, que representou os músicos do estado, reforçou que mais de 12 mil músicos estavam temporariamente sem fonte de renda, vista a suspensão da realização dos eventos.
Entenda
O Governo de Alagoas publicou, na véspera de Natal, o decreto emergencial que endurece o plano de distanciamento social controlado para o combate da Covid-19. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no início do dia 24, com a atualização do planejamento de que bares e restaurantes poderão funcionar diariamente entre as 6h da manhã até a 0h do dia subsequente, sendo proibido nestes estabelecimentos a execução de música ao vivo, pela vigência de 15 dias.
A decisão provocou indignação da classe musical. Músicos e trabalhadores do segmento realizaram, no dia 26 de dezembro, um protesto contra o decreto do governador Renan Filho. O protesto foi iniciado na orla e seguiu até a frente do prédio onde o governador reside, no bairro Ponta Verde, parte baixa de Maceió. No último dia 1º de janeiro, a categoria realizou mais um protesto, pedindo pela volta das atividades.