Maceió

Prefeitura demite servidor que instalou câmera no banheiro feminino da Semed

Secom Maceió | 26/09/19 - 10h33

A Prefeitura de Maceió demitiu o técnico da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Cláudio Alves de Oliveira. No dia 9 de janeiro deste ano, ele foi preso sob suspeita de instalar uma câmera em um banheiro feminino na sede do órgão. A decisão foi publicada na edição desta quinta-feira (26) do Diário Oficial do Município (DOM).

O flagrante foi registrado após uma das funcionárias da Semed perceber que estava sendo filmada. Ela recolheu o material do banheiro e se trancou na sala do seu setor, quando contou aos colegas o que havia descoberto. A polícia foi chamada e Cláudio, a vítima e outras testemunhas foram prestar depoimentos na Central de Flagrantes.

Após investigação, ficou comprovado que o então servidor municipal escondeu o equipamento de filmagem em uma lixeira para flagrar as mulheres que utilizavam o banheiro da Secretaria. A polícia também descobriu que, em 2016, um funcionário de uma prestadora de serviço de limpeza localizou uma câmera instalada no mesmo banheiro. O equipamento foi recolhido e entregue à supervisora da empresa, que devolveu o objeto para Claudio, quando ele declarou ser o dono.

Demissões de funcionários públicos só acontecem em casos graves. O desligamento de Cláudio Alves de Oliveira, que trabalhava na Secretaria Municipal de Educação há 10 anos, segue o Estatuto dos Servidores Públicos de Maceió (Lei nº 4.973/2000) que, no artigo 159, inciso V, estabelece que a demissão será aplicada no caso de incontinência pública e conduta escandalosa na repartição.