Nordeste

Prefeitura do Recife presta queixa contra internauta que divulgou notícia falsa sobre coronavírus

Diário de Pernambuco | 28/02/20 - 15h17
Reprodução

A Prefeitura do Recife, por meio da Procuradoria Geral do Município,  prestou queixa contra um internauta que divulgou, através das redes sociais, a informação falsa de que existem “61 casos confirmados” de coronavírus na cidade. O cidadão, morador de Jaboatão dos Guararapes, já foi localizado e irá prestar depoimento na próxima semana. 

“Bom e a prefeitura que ainda não divulgou os 61 casos confirmado do coronavírus no Recife e uma upa fechada vamos lá prefeito conta a realidade pra quem brincou o carnaval (SIC)”, disse o internauta. Questionado por outro usuário sobre a fonte desta informação, ele respondeu apenas que trabalhava na área de saúde. 

O requerimento da Procuradoria Geral do Município se baseou na legislação que tipifica como infração “provocar alarme, anunciando desastre ou perigo inexistente, ou praticar qualquer ato capaz de produzir pânico ou tumulto”. 

A Prefeitura do Recife esclarece que, desde o surgimento do primeiro caso suspeito na última terça-feira (25), tem trabalhado em articulação com o Governo do Estado, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Saúde. Diariamente, as informações oficiais sobre a situação dos casos são repassadas à população. 

Até agora foram registrados seis casos suspeitos de Covid-19, dos quais três já foram descartados. Para evitar desinformação, a prefeitura reforça a importância de seguir as orientações das autoridades de saúde. 

Entre janeiro e fevereiro, a Secretaria de Saúde (Sesau) capacitou profissionais da Atenção Básica, Média e Alta Complexidade e do Samu 192, agentes redutores de danos, além dos núcleos de epidemiologia das unidades de saúde municipais e privadas, dando orientações sobre a Covid-19. Os treinamentos alcançaram mais de 2.500 profissionais.

Na semana anterior ao carnaval, a Sesau também capacitou profissionais da Secretaria de Turismo Esportes e Lazer do Recife (Seturel), representantes do trade turístico, do Sindicato dos Taxistas e motoristas de aplicativos sobre o novo coronavírus, para deixar os profissionais de turismo aptos a dar as primeiras orientações aos visitantes sobre o novo vírus.