A Prefeitura de Maceió notificou o Governo do Estado e a empresa Teltex Tecnologia pelo início da instalação de totens de monitoramento em áreas da cidade. Os equipamentos da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL) tinham começado a funcionar no Marco dos Corais e no Corredor Vera Arruda nessa segunda-feira (7).
De acordo com Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (SEMSC), a instalação das torres foi feita de forma indevida pelo Governo e pela empresa, sem a autorização legal. A Prefeitura destacou que também deu início ao serviço de monitoramento com equipamentos instalados em outros pontos da capital, mas que foi devidamente autorizada.
Os totens colocados no Vera Arruda, na Jatiúca, e na Praça Multieventos, na Pajuçara, foram fiscalizados na última noite. "O pedido para tal procedimento ainda está em tramitação na SEMSC. Ao flagrar a infração, a SEMSC suspeita que a energia utilizada para o funcionamento dessas torres pode estar sendo retirada ilegalmente da iluminação pública do município ou da Equatorial", mostrou trecho da nota enviada pelo Município.
Ainda de acordo com a SEMSC, a empresa Teltex, já notificada, continuou a instalar os totens. A Prefeitura destacou também que adotará providências para fazer cumprir a legislação municipal vigente.
A reportagem ainda não obteve o posicionamento da empresa Teltex Tecnologia, mas deixa o espaço aberto para manifestação.
O que disse o governo do estado
Em nota encaminhada à imprensa, o governo do estado lamentou a retirada dos totens, usados para reforçar a segurança pública na capital. A gestão estadual disse ainda que chegou a apresentar o plano de instalação, mas não obteve retorno do executivo municipal.
"Informa que, desde agosto do ano em curso, apresentou o plano de instalação à municipalidade, dando conhecimento inclusive dos locais de fixação. Desde então não recebeu nenhum retorno, apesar da urgência e da importância da nova tecnologia para a tranquilidade da população. Repele, desde já, a insinuação da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, de suspeição sobre o uso da energia pelo referido sistema de videomonitoramento, quando a empresa Teltex Tecnologia, habilitada pelo Estado para instalação, possui contrato de fornecimento pela Equatorial.", diz o a nota.
Instalação dos totens - O novo sistema de videomonitoramento da SSP começou a operar nessa segunda-feira (7) em Maceió. A instalação das duas ferramentas tecnológicas deve ajudar a reduzir a criminalidade. São cerca de 150 câmeras em diversos bairros das partes alta e baixa de Maceió.
Cada ponto de monitoramento conta com três ou quatro câmeras que, juntas, possibilitam uma cobertura de 360 graus durante 24 horas por dia e sete dias por semana. Dos totens, que possuem o sistema de comunicação de alertas e câmeras de monitoramento e leitura de placas, dois tinham iniciado o funcionamento: no Marco dos Corais, na Ponta Verde, e no Corredor Vera Arruda, na Jatiúca. A orla da capital também deve contar com uma terceira estrutura na região da Praça Multieventos, na Pajuçara.
Os outros sete ficarão instalados nas proximidades do Maceió Shopping, em Mangabeiras; do Shopping Pátio Maceió, no Cidade Universitária; do Parque Shopping Maceió, em Cruz das Almas; do Calçadão do Comércio, no Centro; da Escola Sesi, no Benedito Bentes; e das feirinhas do Tabuleiro do Martins e do Jacintinho.