Interior

Prefeitura toma decisão após guardas expulsarem aluno à força em parque de diversões

Paulo Victor Malta | 06/06/24 - 15h07
O caso foi flagrado por diversos estudantes | Reprodução / Vídeo

A Prefeitura de Olho d’Água das Flores informou, nesta quinta-feira, 6, que afastou os dois guardas municipais que expulsaram um aluno de um brinquedo em um parque de diversões, no Sertão de Alagoas. Um vídeo mostra que o adolescente foi puxado à força e levou um chute no momento em que era expulso.

"Importante destacar que nossa gestão não pactua com qualquer tipo de violência ou condutas autoritárias e abusivas. Informo que estamos prestando as assistências necessárias ao adolescente e sua família, bem como afastamos cautelarmente das funções os guardas municipais envolvidos. Instauramos processo administrativo disciplinar para apurar a referida conduta. Por fim, presto minha solidariedade à vítima, aos familiares e toda sociedade", disse o prefeito da cidade, Zé Luiz dos Anjos.

Estudantes de diversas escolas do município tiveram a entrada gratuita em uma ação da prefeitura para fazer uma espécie de “Dia do Parque”. Devido ao grande número de pessoas, de diferentes idades, a assessoria do município informou à reportagem que foi preciso o auxílio da Guarda Municipal no local.

O TNH1 teve acesso a um vídeo que mostra a agressão de um dos guardas a um aluno. Nas imagens, o menor aparece dentro do compartimento de um dos brinquedos, quando é revistado pelo agente e, logo em seguida, puxado. O jovem ainda tenta se segurar nas grades, quando é pego à força pelas pernas. O menor chega a ser jogado no chão quando deixa o brinquedo. A câmera ainda flagrou que, assim que ele dá as costas, é chutado por um guarda municipal.

A Polícia Civil de Alagoas comunicou, também durante a manhã, que vai investigar o caso. O guarda municipal já foi ouvido e afirmou que agiu em legítima defesa após ser agredido pelo menor. Já a vítima já foi encaminhada ao Instituto Médico Legal para o exame de corpo de delito.