Alagoas

Prêmio Alagoas de Direitos Humanos homenageia Hemerson Casado e outras personalidades em Maceió

TNH1 com Agência Alagoas | 09/12/18 - 09h08
Médico Hemerson Casado foi homenageado | Agência Alagoas

Em solenidade marcada por homenagens, respeito e emoção, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos (Semudh), realizou a primeira edição do Prêmio Alagoas de Direitos Humanos na última sexta-feira (7), no Complexo Cultural do Teatro Deodoro, no Centro de Maceió. Três personalidades foram premiadas com troféus pelo trabalho em prol de uma sociedade mais justa e igualitária em direitos.

Autoridades, representantes de entidades, jornalistas e estudantes vivenciaram momentos de extrema importância na luta pelo direito à cidadania, saúde, seguridade social, moradia e demais princípios que regem a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que completa 70 anos no próximo dia 10 de dezembro.

A secretária da Semudh, Maria José da Silva, destacou em discurso a necessidade do respeito entre os mais diversos nichos da sociedade. “Enquanto secretária, busquei um olhar amplo daqueles que defendem os terreiros, as igrejas e as mais diversas religiões, as mulheres, meninas e crianças. O diferente e a diversidade. A sabedoria dos idosos e a superação diária das pessoas com deficiência. Hoje celebramos [os direitos humanos]. Mas não é só hoje. Devemos ter a necessidade de construir uma Alagoas cidadã reconhecendo publicamente os que fizeram das dificuldades barreiras em um motivo para construir a cidadania”, disse.

Direito à saúde

O direito à saúde é universal. Todo ser humano merece ter uma vida digna e de cuidados, porém muitas vezes isso não acontece. Para quebrar esse paradigma, o médico cirurgião vascular, Dr. Hemerson Casado, trabalha incessantemente para que pessoas que portam a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), assim como ele, tenham acesso aos medicamentos necessários para o prolongamento da vida.

Hemerson foi premiado pelo empenho diário em conseguir que esses medicamentos de alto custo possam ser produzidos no Brasil, como genéricos, tornando-se acessíveis a todos os pacientes.

Para se comunicar, Hemerson usa um equipamento especial de leitura ocular direto no computador, conhecido como Tobii e, em seguida, pronuncia o texto, assim como o físico Stephen Hawking que também era portador da ELA. O cirurgião agradeceu a secretária Maria José pela homenagem e a todos que apoiam a causa.

Patrulha Maria da Penha

O programa Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar, já prendeu em flagrante, só este ano, nove acusados de cometer algum tipo de agressão contra as mulheres. Destas, 35 são assistidas diariamente por uma equipe jurídica, psicóloga e policial para voltar a viver normalmente em sociedade. O trabalho da capitã da Polícia Militar, Márcia Danielli, coordenadora da Patrulha, rendeu bons frutos e seu esforço em combater este crime recebeu o devido reconhecimento.

“Para nós que fazemos a Patrulha é uma emoção em saber que quando o trabalho em equipe é executado com muita dedicação, bravura e coerência, mesmo em pouco tempo, somos reconhecidos. Receber este prêmio ao lado de grandes nomes na luta pela causa em nosso país e em nosso Estado é gratificante”, concluiu a capitã.

Roda de Conversa

O jornalista e apresentador do programa Profissão Repórter da Rede Globo, Caco Barcellos, também foi homenageado e recebeu das mãos da secretária de Estado, o troféu criado pela artista plástica e premiada Marta Arruda.

Após as premiações, os homenageados se dirigiram a uma “sala” projetada para o público onde foram discutidos temas de importância para a sociedade onde o jornalista da UOL Nordeste e vencedor de vários prêmios da área, Carlos Madeiro, mediou as conversas.