Nordeste

Presidente Bolsonaro vem ao Nordeste nesta segunda-feira para inauguração da termoelétrica

Infonet | 17/08/20 - 09h39
Foto: Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro desembarca em Sergipe nesta segunda-feira, 17, para a inauguração oficial junto ao Governo do Estado de Sergipe e às Centrais Elétricas de Sergipe (Celse) da Usina Termoelétrica Porto do Sergipe, na Barra dos Coqueiros. Ele também fará um sobrevoo de helicóptero pelo terminal de GNL (o FSRU Golar Nanook), nas imediações do Porto de Sergipe e da Térmica.

A solenidade contará com a presença do o Ministro de Minas e Energia, Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior, do Governador do Estado de Sergipe, Belivaldo Chagas, do CEO da Golar Power, Eduardo Antonello, do Presidente da Celse, Pedro Akos Litsek e do Deputado Federal, Laércio Oliveira (PP-SE) e outras autoridades.

A UTE Porto Sergipe I, localizada dentro da Termoelétrica, em Barra dos Coqueiros, entrou em operação comercial em março de 2020. O combustível utilizado é o gás natural, trazido para Sergipe na forma de gás natural liquefeito – GNL, e regaseificado na Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação (FSRU), uma solução mais eficaz e menos poluente na comparação com o diesel e o carvão, já que reduz a emissão de gases em até 90%. A usina, considerada uma das maiores da América Latina, tem capacidade de atender 15% da demanda de energia do Nordeste.