Segundo o site Decolar, Maceió está entre os 10 destinos brasileiros mais buscados para as férias de verão deste ano – sete deles estão localizados no Nordeste.
LEIA TAMBÉM
Dados do Ministério do Turismo indicam que cerca de 10 milhões de pessoas devem aproveitar as festas de réveillon Brasil afora, movimentando em torno de R$ 6,8 bilhões na economia nacional.
Esse otimismo, entretanto, não é compartilhado por empresários que fazem o turismo em Alagoas.
Por exemplo, André Santos, presidente da secional local da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/AL), se mostra preocupado com os baixos índices de hospedagem nessa temporada de verão, em comparação com as duas últimas temporadas.
Ele confirma informações de que a ocupação hoteleira está abaixo da expectativa em dezembro e admite que as perspectivas são preocupantes também para o início de 2023:
– Historicamente, nessa época de final de ano, as reservas para janeiro já estavam em torno de 88%, em média. Até agora, a média está em 72%. Muito abaixo da nossa expectativa.
André Santos atribui esse desempenho ruim a alguns fatores:
– Concorrência com hospedagens do tipo Airbnb, alto custo de passagens aéreas, redução da malha aérea e, acima de tudo, incerteza com o cenário econômico nacional, por conta do governo que assume a partir de janeiro.
Para o presidente da ABIH/AL, o fato de neste final de ano a orla de Ponta Verde estar sempre repleta de pessoas não significa que, necessariamente, são turistas:
– Ali circula muita gente aqui mesmo de Alagoas. Pessoas de Maceió e do interior que vão conhecer a decoração natalina e os shows promovidos pela prefeitura.
LEIA MAIS
+Lidas