Futebol

Presidente do CRB comenta reforços, saídas do elenco e revela 'bicho' para a Série B; confira

O mandatário concedeu entrevista ao Pajuçara Futebol Clube, da Rádio Pajuçara FM

Gabriel Amorim* | 16/04/24 - 09h55
Mário Marroquim e o técnico Daniel Paulista | Francisco Cedrim/CRB

A festa após o título do Campeonato Alagoano e o avanço às semis do Nordestão ainda é recente, mas é hora de virada de chave para o CRB. O Galo transfere o foco para o início da Série B, quando viaja para enfrentar o Novorizontino, às 19h (de Brasília) desta sexta-feira (19), no Jorge Ismael de Biasi.

E contratações são esperadas no CT Ninho do Galo. Ao menos, cinco reforços devem ser anunciados ao longo desta semana. É o que acredita o presidente do clube, Mário Marroquim, que concedeu entrevista ao Pajuçara Futebol Clube, da Rádio Pajuçara FM.

— A gente não está trabalhando de hoje. Já vem aí, pelo menos, há trinta dias. A gente está buscando no mercado algumas opções e, às vezes, não é a falta de dinheiro, é a falta de atleta. A dificuldade de se conseguir um atleta na posição que a gente quer, no perfil que a gente quer, está sendo grande. Porque trazer quem não presta, tem um monte. E isso a gente não vai fazer.

O primeiro dos cinco nomes é Jorge, lateral-esquerdo que possui passagens por grandes clubes, como Flamengo, Palmeiras e Santos, além de já ter sido convocado para a Seleção Brasileira. O nome de um ala era bastante cobrado pela torcida regatiana desde a lesão de Vitinho, que saiu de campo machucado nas semifinais do Alagoano, contra o Murici. O atleta foi anunciado na manhã desta terça-feira (16).

E ele não deve ser o único a reforçar a defesa do Galo. Também é esperada a contratação de um quinto defensor, que chega após a baixa de Heron, que está lesionado com fratura na clavícula e deve ficar de fora dos relacionados pelos próximos meses. “Estamos vendo a possibilidade de trazer mais um zagueiro. Será o quinto zagueiro, e também está bem avançada a negociação", revelou. 

Zagueiro do CRB, Heron sofre lesão na clavícula e sai de campo de maca — Foto: FAFTV

(Crédito: FAF TV)

As outras três peças são do meio para frente. O primeiro dos três é elencado pelo mandatário como uma espécie de coringa, que pode atuar em três diferentes funções dentro de campo - que atue como um camisa 8, mas que possa também efetuar os papéis de um 10 e um beirada. Por falar nas pontas, parece ser essa a principal carência do elenco e o foco do clube nessa reta final de contratações. 

A gente precisa, nesse momento, trazer um ou dois beiradas para que se possa ter a tranquilidade de cumprir uma Série B olhando para o banco e ter o que substituir. A gente não pode ficar refém de um jogador só, tem que ter opções no banco para que o treinador possa entender que, se precisar mudar, olhar e substituir à altura. Às vezes o jogador não está em um bom dia. Às vezes pode se lesionar, levar cartão. E aí?

Todas as cinco contratações esperadas pelo CRB devem ser anunciadas até sexta (19) - data do início da Série B e quando fecha a janela de transferências. De acordo com o regulamento da CBF, esse é o prazo para que os clubes inscrevam os jogadores para o início da disputa da competição. Após essa data, a janela somente será aberta no dia 10 de julho - e seguirá até o dia 2 de setembro. Até lá, serão disputadas as 14 rodadas do 1º turno da Segundona. 

Expectativa para a Série B e as premiações

Mário Marroquim também respondeu sobre a expectativa para a Série B deste ano. O presidente afirmou que o clube irá lutar pelo acesso e que, inclusive, já acertou os valores das premiações e dos famosos “bichos” - o incentivo financeiro para que o objetivo seja atingido no fim da competição nacional.

— A gente está brigando para subir, mas entre subir e querer subir… você só consegue garantir o acesso somente se quatro jogassem. Mas só quatro sobem, e nós somos vinte [clubes]. Então, não é assim: “Ah, tem a obrigação de subir". Ninguém tem a obrigação de subir; a gente tem a obrigação de competir, de fazer o nosso melhor. E tem grandes elencos [nesta Série B]. Você tem alguns times que são fortíssimos. Você pega Santos, América, Goiás, Sport, Ceará… Então, a gente tem que entender que vem chumbo grosso, mas eu acho que a gente está com um elenco preparado, qualificado.

Os valores que devem ser pagos para incentivar os atletas foram acertados na ida do mandatário ao CT Ninho do Galo nessa segunda-feira (15). De acordo com Marroquim, a intenção é que o clube tenha um bom início de Série B para que não aconteça o mesmo que nas últimas temporadas - quando teve um início ruim e precisou recuperar durante o campeonato.

— Está todo mundo focado, empolgado com o início. Já definimos as premiações, os “bichos”. Não tem mais nada para negociar. Porque eu não gosto de ficar de “mimimi”. Então, já está negociado as premiações por jogo, por vitória. Eu estive lá [no CT] hoje [segunda] e eu mostrei a importância da gente iniciar a Série B bem. É necessário. São dois anos que a gente não inicia bem e corre atrás do prejuízo depois. Este ano, eu não quero que isso aconteça. Eu quero que a gente possa iniciar forte para que a gente brigue pelo nosso acesso.

Leia, abaixo, outros trechos da entrevista de Mário Marroquim ao Pajuçara Futebol Clube.

A condição de Jorginho e a proposta do Atlético Goianiense

Jorginho não jogou o que sabe jogar. Ele tem uma tendinite e está sofrendo, inclusive. Ele tem tratamento e isso tem incomodado e muito a ele. Ele nunca teve lesão na carreira dele, não é jogador de lesão, sempre se cuidou e ele sabe disso - e nós sabemos também. A gente vai ter a paciência necessária para recuperá-lo. Para se ter noção, o Atlético-GO fez a consulta sobre a possibilidade do Jorginho ir para lá e nós negamos. Então será que a gente está doido? Não, a gente sabe do potencial do jogador. Mas ele está feliz. Vamos ter a tranquilidade, porque, graças a Deus, nós temos um elenco qualificado e aí você tem um Gegê, que está suprindo aquela carência - com excelência, por sinal. Isso é muito bom, porque vamos ter disputa na posição. No dia que o Jorginho recuperar da lesão 100% e jogar o que sabe, você vai ter uma camisa 10 disputada. 

Haverá saídas de jogadores?  

— A princípio, o treinador falou com o diretor de futebol de duas ou três posições que ele colocaria à disposição. Não vou falar as peças. O Thiago Paes está tentando encaixar eles em outros times. E isso faz parte também, esse rodízio. Às vezes, um atleta que não serve para você, serve para outros. Todos os atletas [que estão de saída] são nacionais, brasileiros, porque os estrangeiros não entram no rol, porque essa janela está fechada. A gente vai buscar as peças que não se encaixam no padrão do treinador que a gente possa remanejá-los.

Alívio pela permanência de Anselmo Ramon

— De fato, a gente teve uma semana preocupante com a possibilidade de saída do Anselmo. O Marcelo Paz [presidente do Fortaleza] me ligou e disse: "Espero que não abale a nossa amizade. O Fortaleza tem interesse em trazer o Anselmo Ramon". Mesmo com o meu pedido de não levar, ele decidiu levar adiante. Aí, eu tive que mergulhar, porque não adianta eu competir financeiramente com o Fortaleza. A única forma de convecer o jogador é fazer um misto: uma melhorada, um combo geral, melhorando salário, tempo de contrato e, principalmente, tocar no coração do homem. Mostrei o quanto ele é importante para o grupo, o quanto ele é ídolo, o quanto a torcida já o ama. E isso é importante na vida do profissional, não somente o dinheiro. Graças a Deus conseguimos. Fizemos um esforço financeiro, não para concorrer - porque não iria acontecer -, mas na surdina, para melhorar a situação.

Número de sócios e a frustração no público contra o Botafogo-PB

— Eu estou acompanhando pouco o sócio-torcedor, mas eu lhe digo: sendo sócio ou não, torcedor do CRB vá ao campo. O trabalho que a gente está fazendo é isso, tivemos bons jogos esse ano com a Nação chegando junto. Quando chega junto é muito mais importante, temos muito mais força. E teremos muitos mais jogos importantes, como a Copa do Brasil, assim como na sequência da Série B. Então, a gente precisa que a torcida abrace o elenco. Não gostei do público que tivemos contra o Botafogo, não gostei. Jogar contra o Botafogo, numa quarta, 20h, e tomar prejuízo? Isso não existe! Então, eu espero que a torcida chegue junto e sendo sócio ou não, vamos ao estádio. O clube precisa ser abraçado pela torcida sempre e que a gente seja o 12º jogador em campo. 

Série B - O CRB começa a caminhada pela busca do acesso à Série A na sexta-feira (19), contra o Novorizontino, no Jorge Ismael de Biasi, às 19h (de Brasília). Confira aqui as datas e os horários dos primeiros jogos do Galo na Série B.

*Estagiário sob supervisão