Contextualizando

Presidente do TRE/AL quer maior participação dos jovens no processo eleitoral

Em 31 de Janeiro de 2023 às 09:00

Em entrevista ao programa “Contextualizando”, na TV Pajuçara, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral e Alagoas, Washington Luiz Damasceno Freitas, disse que uma das suas prioridades à frente do órgão será a conscientização dos jovens para maior participação no processo eleitoral.

“Nós vamos vamos desenvolver programas para que a juventude. Hoje a legislação permite que o eleitor muito cedo possa exercitar o voto. Vamos inclusive levar isso à escola para exercitar esse sentimento de cidadania na juventude”, afirmou.

Disse ainda o desembargador que o TRE/AL vai desenvolver programas buscando também uma participação maior da mulher. A maioria do eleitorado alagoano é do sexo feminino, mas que isso não se reverte numa participação mais efetiva da mulher no processo eleitoral, disputando mandato.

Exemplificou dizendo que na eleição de 2022 das 27 vagas em disputa para a Assembleia Legislativa apenas seis mulheres conquistaram um mandato de deputada estadual.

No plano nacional, Washington Luiz defendeu a segurança das urnas eletrônicas e a legitimidade da vitória do presidente Lula, registrando a eficiência do trabalho do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, principalmente pelo rigor no combate às fake news:

“A eleição foi realizada, o resultado foi proclamado, o presidente eleito foi diplomado, foi empossado e depois aconteceu o que todo o mundo viu (os episódios de 8 de janeiro, em Brasília). Depois desse acontecimento, uma coisa inusitada, com a invasão das sedes do Executivo, do Legislativo e do Judiciário, hoje as pessoas estão a refletir e a dizer que hoje o Tribunal Superior Eleitoral está correto.”

Sobre a estrutura para funcionamento do TRE, o desembargador explicou que a antiga sede, na Praça Sinimbu, está em fase final de conclusão das obras e que, quando pronta, abrigará setores da instituição, além de mais um cartório eleitoral na Capital.

Quanto à sede atual do tribunal, em imóvel alugado, o TRE vai tentar adquirir o prédio em definitivo ou, em outra hipótese, vai tentar recursos para a edificação da sede principal em terreno adquirido na gestão do ex-presidente Sebastião Costa, em Cruz das Almas, nas proximidades do Parque Shopping.

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas