Após a prisão de um homem, nessa quinta-feira (22), suspeito de importunação sexual contra uma turista durante um passeio às piscinas naturais de Maragogi, a Secretaria de Turismo da cidade se pronunciou sobre o caso e falou sobre as medidas de controle e qualificação implementadas pelo município para garantir a segurança e o bem-estar dos visitantes.
Diferente do que fora divulgado pela Polícia Civil de Alagoas, de acordo com o secretário de turismo de Maragogi, Diego Vasconcelos, o homem preso não era um guia credenciado e, na época do ocorrido, não possuía também a qualificação exigida para exercer a função de operador de mergulho com cilindro. "Esclarecemos que o operador do mergulho não é um guia de turismo, porque para exercer essa profissão, o profissional precisa de uma qualificação específica, e estar cadastrado no Ministério do Turismo, por meio do CadasTur. É exigido estar cadastrado na Secretaria de Turismo, e em alguns específicos, como para os que atuam no turismo náutico, eles precisam também estar cadastrados no ICMBio, que também qualifica e os fiscaliza", disse o secretário.
O homem foi flagrado por um amigo da vítima e assim iniciaram as suspeitas. O caso ocorreu há 7 anos, porém o suspeito só teve a prisão preventiva decretada em novembro de 2023. A vítima, que mora no Rio de Janeiro, contou em entrevista à TV Pajuçara que não acreditou no amigo. “Assim que nós saímos da água, o meu amigo estava com uma cara bem assustada e falou ‘eu vi uma coisa muito estranha lá embaixo’. E na hora foi algo tão inacreditável que eu falei ‘você tá doido? Como assim se tocando?’".
O amigo reforçou para ela que tinha flagrado a ação, e que tinha sido muito estranho o suspeito fazendo um movimento com a mão. Quando chegaram de volta ao Rio de Janeiro, a mulher baixou as imagens que tinha filmado debaixo d’água, em Maragogi, e constatou que a suspeita do colega estava correta.
A Secretaria de Turismo de Maragogi lamentou o episódio de importunação sexual e afirmou que, desde então, foram implementadas rigorosas medidas de controle e qualificação para garantir a segurança e o bem-estar de todos os visitantes. "Estamos comprometidos com a excelência em turismo e com a proteção de nossos visitantes. Casos como esse reforçam a importância de continuar investindo em formação e fiscalização rigorosa para prevenir qualquer situação de assédio ou conduta inadequada. A Secretaria de Turismo de Maragogi segue à disposição para colaborar com as autoridades competentes e continuar aprimorando as práticas que garantem a segurança e o respeito em nossa cidade", diz o posicionamento.