Polícia

PRF detém duas pessoas por crimes ambientais em Alagoas

11/11/20 - 13h56
Divulgação / PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Alagoas deteve duas pessoas, nesta terça-feira (10), por crimes ambientais. As ocorrências aconteceram nas BRs 316 e 101. 

O primeiro caso se deu por volta das 16h40, no km 252 da BR 316, município de Pilar/AL, quando a equipe da PRF abordou uma motocicleta Honda/Pop, de cor vermelha. 

O condutor estava de posse de uma gaiola contendo uma ave da espécie Euphonia violacea (Guriatã), nativa da fauna brasileira. 

Ao ser questionado sobre a procedência do animal, o homem afirmou que não tinha licença do órgão ambiental para manter a ave em cativeiro. 

Diante da constatação do crime de Caçar e Transportar Espécimes da Fauna Silvestre, os policiais lavraram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) após o motociclista se comprometer a comparecer em juízo. A ave foi encaminhada para a sede do Ibama em Maceió/AL. 

A outra ocorrência aconteceu em São Sebastião, por volta das 18h10, no km 205 da BR 101, quando os agentes realizaram a fiscalização de um veículo de carga uma Scania, tracionando um semirreboque Noma. 

O veículo transportava madeira serrada vindo de Porto Velho/RO e tendo como destino final a cidade de Cabedelo/PB. Ao ser solicitada a documentação pessoal, veicular e da carga, os policiais constataram que o Documento de Origem Florestal (DOF) estava vencido desde o dia 06 de novembro. 

De acordo com as leis que regem a exploração florestal, transportar madeira com o DOF vencido torna o documento inválido, o que implica em crime ambiental. Perante as informações, o veículo e a carga foram apreendidos e encaminhados ao pátio do Ibama, em Maceió/AL. 

Por ser crime de menor potencial ofensivo, o motorista assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) que será remetido ao Juizado Especial em São Sebastião/AL e ao Ibama.