Justiça

Primeiro dia de mutirão fiscal negocia mais de 1000 dívidas em Alagoas

18/11/15 - 13h53


Mais de mil contribuintes compareceram ao Ginásio do Sesi, no bairro do Trapiche, em Maceió, durante o primeiro dia de negociações do mutirão fiscal para a quitação de débitos com o Governo do Estado e a Prefeitura de Maceió. A expectativa é que os atendimentos aumentem e alcancem cerca de 2.500 pessoas por dia.

No segundo dia de mutirão, foram ajustados os procedimentos de retirada de senhas e organização da fila de espera. Para isso, a organização do evento aumentou o número funcionários na triagem, instalou novos guichês e posicionou um monitor por onde os contribuintes verificam a ordem de chamada.

Os serviços prosseguem até a próxima sexta-feira (20), atendendo contribuintes interessados em regularizar dívidas relativas a IPTU, IPVA, ICMS, ISS, entre outros impostos estaduais e municipais. Os descontos no pagamento de juros e multas podem chegar a 95% no caso do Governo, e 80% nas dívidas com o Município.

De acordo com o juiz Maurílio Ferraz, coordenador do mutirão fiscal e titular da 15ª Vara Cível da Capital, a iniciativa conjunta entre os poderes é uma oportunidade para todos os alagoanos quitarem seus tributos.

“É importante que todos entendam a necessidade do pagamento de impostos. A coordenação do mutirão viabilizou uma rede de atendimento complementar para aqueles contribuintes que não possam se locomover até o ginásio. Todos os acordos também estão sendo realizados na Centrais de Atendimento ao Cidadão Já!, Secretaria de Estado e da Fazenda de Alagoas (Sefaz) e Secretaria Municipal de Finanças”, afirmou.

Para a servidora pública Maria Helena Santos, a oportunidade de liquidar suas dívidas trouxe a paz novamente para sua vida. Ela pagou contas de IPTU e IPVA.

“Há dois anos não pago o IPVA do meu carro, desde então vivo angustiada. Quando soube dessa chance resolvi comparecer ao mutirão, consegui regularizar minha situação e saio daqui com a sensação de dever cumprido", disse, emocionada.

Atendimento on-line

Os contribuintes também podem resolver seus débitos de ICMS e IPTU através dos sites do governo de Alagoas e do município de Maceió. A regularização online no âmbito estadual é feita somente para os débitos incluídos no Programa de Recuperação Fiscal, vigente desde o dia 1º de outubro e com adesão até o dia 30 de novembro.

Quanto ao IPTU, a Secretaria Municipal de Finanças informa que, ao acessar o portal, o contribuinte realizará um cadastro simples e simulará o pagamento da dívida com os mesmos descontos oferecidos no mutirão.



Fonte: Ascom TJ/AL