Nordeste

Princípio de incêndio em trem gera pânico e deixa feridos em Salvador

Correio 24 horas | 04/09/19 - 13h47
Divulgação/SSP


Um principio de incêndio atingiu um dos trens do Subúrbio Ferroviário de Salvador, por volta das 8h30 desta quarta-feira (4). Segundo informações do Centro Centro Integrado de Comunicação (Cicom) da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o caso gerou pânico nos passageiros, e alguns deles ficaram feridos depois que pularam do veículo em direção aos trilhos.

O trem estava nas proximidades da Estação Lobato e, de acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas foram debeladas e cinco pessoas ficaram feridas. "Cinco pessoas ficaram feridas, sem gravidade, em razão do tumulto gerado na evacuação da composição férrea. Ainda não se sabe as causas do incidente", diz a nota da corporação. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram enviadas para o local para prestar atendimento.

Em nota, a  Companhia de Transportes da Bahia (CTB/Sedur) informou que um fusível de alta tensão, que fica na parte externa do trem, estourou, na Estação Lobato, ocasionando uma pequena explosão com o trem parado. "A situação assustou os passageiros que saíram do trem, a maioria pela porta com acesso à plataforma, mas outros pelo lado oposto. Durante o desembarque pelo lado oposto, duas mulheres se machucaram de forma superficial, mas sem gravidade. Outras duas passageiras se sentiram mal recebendo imediato atendimento", informou a Sedur, em nota.


De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP), integrantes do 1º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM/ Barroquinha) e da 14ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Lobato) prestaram os primeiros atendimentos aos feridos e duas viaturas de Auto Busca e Salvamento foram deslocadas para o local.

De acordo com o comandante do 1º GBM, major BM Erenildo Costa, um estalo e um princípio de incêndio, debelado geraram pânico em usuários do serviço de transporte, que se machucaram. Equipes da 14ª CIPM deram apoio ao trabalho do Corpo de Bombeiros e acalmaram populares. “Prestamos os primeiros atendimentos e auxiliamos as equipes que cuidavam dos feridos”, contou o major PM Sérgio Ribeiro Paz, comandante da 14ª CIPM.

Ainda de acordo com informações da Sedur, como o trem é movido a propulsão elétrica, após a queima do fusível todo sistema elétrico foi interrompido. Com isso, o trem que fazia o sentido oposto parou na via por cerca de 15 minutos próximo da estação Coutos. "Uma passageira decidiu desembarcar e, como o trem não estava na plataforma, se machucou de forma superficial na descida. Ela foi levada até a plataforma por agentes da CTB, e em seguida deixou o local acompanhada de amigos", acrescenta a nota enviada pela secretaria.

O comunicado informa ainda que a CTB realizou todos os procedimentos de segurança, proteção dos passageiros. O trem que teve o fusível estourado foi rebocado para a oficina. Por volta de 8h55, o trem parado em Coutos voltou a operar, com a religação do sistema. O equipamento reserva, que substituirá o trem que teve o fusível estourado, entrará em operação ainda na manhã desta quarta.

A Companhia de Transportes da Bahia (CTB) destacou também que realiza cotidianamente a limpeza e manutenção do Sistema Ferroviário do Subúrbio de Salvador. E lembra que o atual sistema será substituído em breve, com a futura entrada em operação pelo VLT (Veículo Leve de Transporte) que já teve o seu projeto conceitual entregue ao Governo do Estado, seguindo o cronograma de implantação do sistema, desenvolvido pelo Consórcio Skyrail Bahia. O novo modal terá 20 km e 22 estações, ligando o bairro do Comércio, em Salvador, até a Ilha de São João, em Simões Filho. As obras estão previstas para começar ainda em 2019.