Alagoas

Proclamação da República: confira o que abre e fecha em Alagoas

TNH1 | 13/11/18 - 11h54
Arquivo TNH1

O Dia da Proclamação da Republica é comemorado no dia 15 de novembro, nesta quinta-feira, e, por conta do feriado, alguns estabelecimentos e repartições públicas funcionam em horário especial.

Shoppings

Os shoppings de Alagoas funcionarão em horário normal para lojas, praças de alimentação e cinemas. Maceió Shopping e Shopping Pátio Maceió, das 09h às 22h. Já o Parque Shopping Maceió e Arapiraca Garden Shopping, das 10h às 22h.

Comércio

O Comércio de Maceió, no centro da cidade, terá o horário reduzido neste feriado, funcionando das 8h às 13h, e volta ao normal no dia 16, sexta-feira. Em Arapiraca, o comércio não funciona no feriado, voltando às atividades na sexta-feira, 16. No dia 20, quando se comemora a Consciência Negra, o comércio funciona normalmente.

Bancos

O Sindicato dos Bancários de Alagoas informou que todos os bancos do estado fecham no feriado deste dia 15. E no dia 20, Dia da Consciência Negra, os bancos também fecham.

Inicialmente, o Sindicato havia informado que o expediente seria normal, mas de acordo com o diretor da entidade, José Aragão, a dúvida só existiu porque a Federação Brasileira de Bancos havia retirado o feriado do calendário. No entanto, o fechamento foi confirmado com a direção dos bancos e voltou a constar no site da Febraban (clique e confira).

Mercados Públicos

Os mercados do Benedito Bentes, Fernão Velho, Produção, Popular, Jacintinho, Bebedouro, Jaraguá e Tabuleiro em horário normal no feriado, das 5h às 15h. As feiras funcionam de acordo com seus respectivos mercados.

O Shopping Popular e o Mercado do Artesanato funcionarão em horário especial, das 8h às 12h.

Supermercados

As lojas do Atacadão (Tabuleiro e Cruz das Almas) abrirão em horário normal, das 7h às 21h. A rede Extra terá suas duas lojas funcionando convencionalmente para feriados: a unidade Farol abre as portas das 7h às 22h e a Mangabeiras funciona 24h.

As lojas do Palato abrirão das 7h à meia-noite, no Farol; 24h, na Ponta Verde; e das 7h às 22h, no Parque Gonçalves Lêdo. As unidades do Unicompra funcionarão em horário normal.

Algumas unidades do GBarbosa em Maceió e no interior irão funcionar em horário especial. Na capital, as unidades que abrirão os dois horários serão: Hiper Praia, das 7h às 19h; Hiper Stella Maris, das 7h às 21h; Pátio, das 9h às 22h; e Hiper Serraria, das 7h às 19h. Já as unidades que abrirão somente no primeiro horário são: Tabuleiro, das 7h às 14h, e Benedito Bentes, das 8h às 14. Assim como no interior, com lojas de Arapiraca (8h às 14h) e Delmiro Gouveia (7h às 13h).

O horário de funcionamento nas lojas da rede Walmart terá poucas alterações. Além das unidades Bompreço Ceasa (que funcionará das 6h às 16h), Maxxi de Maceió (das 8h às 18h) e Maxxi de Arapiraca (que não abrirá), todas as outras lojas abrirão em horário normal. Bompreço Pajuçara e Farol abrirão das 7h às 22h; Bompreço Ponta Verde, das 6h às 22h; Walmart Farol, das 7h às 22h.

Eletrobras

A Eletrobras Distribuição Alagoas informa que o feriado de 20 de novembro, em homenagem a Zumbi dos Palmares, será antecipado para a próxima sexta-feira (16), dia que sucede o feriado da Proclamação da República. Nestes dias, os postos de atendimento presenciais da Distribuidora e nas unidades da Empresa com expediente administrativo estarão fechados. O funcionamento dos postos e unidades volta ao normal na segunda-feira (19).

Os postos de atendimento da Eletrobras localizados nas Centrais Já do Maceió Shopping, Shopping Pátio Maceió e Penedo irão funcionar normalmente na sexta-feira (16) e estarão fechados na terça-feira (20), seguindo o decreto do Governo do Estado.

O atendimento pelo call center 0800 082 0196 continuará operando normalmente, 24 horas por dia e todos os dias da semana, para registro de ocorrências e solicitações de serviços. As equipes técnicas da Eletrobras estarão de plantão durante todo o feriado para atender aos chamados relacionados à rede elétrica.

Órgãos públicos e Centrais Já

A Prefeitura de Maceió antecipou o feriado da terça-feira, dia 20 de novembro, quando é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra, para esta sexta-feira (16). 

Dessa forma, as repartições públicas estarão fechadas, na quinta-feira(15), feriado de Proclamação da República, e sexta-feira (16) e os atendimentos agendados para esta última data serão transferidos para a segunda-feira (19) e para  o dia 23, no caso da Secretaria Municipal da Saúde.

Os órgãos do Estado, entre eles, as Centrais Já, não têm expediente nesta quinta (15), mas funcionam normalmente na sexta (16). Já no dia 20, terça-feira, os servidores terão ponto facultivo.