Alagoas

Procon: reclamações e denúncias feitas por consumidores alagoanos têm redução de 41% em um ano

Ascom Procon-AL | 30/12/20 - 08h17
Daniel Martins e Ruan Teixeira / Ascom Procon-AL

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor - Procon/AL, registrou uma diminuição de 41% nas reclamações e denúncias em 2020, comparado ao ano passado. A redução divulgada nesta terça-feira (29), é resultado de uma série de ações, fiscalizações de conscientização aos consumidores, empresários e lojistas do estado. Os números representam  também, os sete meses durante a pandemia do coronavírus. 

Ao todo esse ano os consumidores alagoanos registraram 7.271 reclamações e denúncias. Já em 2019, a equipe de atendimento e fiscalização do órgão recebeu 12.520 queixas por diferentes motivos.

Segundo o diretor-presidente do instituto, Daniel Sampaio, a queda nas reclamações dos alagoanos é resultado de muito trabalho. “Nós do Procon Alagoas a cada ação de fiscalização e verificação de denúncias, com ou sem pandemia, conversamos com os consumidores presentes nos locais e de acordo com as dúvidas e demandas apresentadas orientamos a melhor resolução e conciliação para os casos”, relata.

Entre os principais registros do balanço anual estão as cobranças indevidas, produtos com vício ou defeito, má prestação de serviço, contratos, desistência de compra, além da publicidade enganosa e abusiva.

Um destaque nas principais instituições reclamadas pelos consumidores estão companhia de energia, lojas varejistas, empresas na área de telefonia móvel e instituições financeiras. 

Assuntos mais reclamados e denunciados

2019

2020

Cobrança indevida

5.685

2.685

Produto com vício ou defeito

1.874

1.132

Má prestação de serviço

2.409

2.082

Contratos

1.033

560

Desistência de compra

162

201

Publicidade enganosa ou abusiva

314

96

Outras demandas

1.043

515

Total

12.520

7.271

MUNICÍPIOS FISCALIZADOS  

As equipes de fiscais percorreram todos os 102 municípios de Alagoas. Essa abordagem é resultado da rotina de fiscalização do instituto, que a cada semana visita até três cidades diferentes.

O que antes era uma demanda comum da população por temporadas de oferta e procura dos consumidores, em 2020, com a pandemia do coronavírus, os agentes se mobilizaram em operações específicas. Se tornou uma das principais atuações o combate aos preços abusivos em itens de proteção individual como álcool em gel, luvas e máscaras. 

Além de vistoriar a alta de preço em alimentos essenciais (arroz, feijão, óleo, leite, etc) e materiais de construção que tiveram expressivo número de denúncias por parte dos alagoanos. Com fiscalizações diárias para verificar o cumprimento dos decretos e protocolos estaduais por parte dos estabelecimentos e empresas em Alagoas.