Educação

"Professora turista" tem 40 faltas em 51 dias de trabalho em escola de Maceió

01/07/16 - 09h53

Enquanto muitos professores batalham diariamente pela educação pública, alguns levam a profissão sem o menor comprometimento.  

Na Escola Frei Damião, no Benedito Bentes, parte alta de Maceió, uma professora tem batido todos os recordes de faltas, deixando sua turma do primeiro ano do ensino fundamental com o ano letivo comprometido.

Diversos pais de alunos entraram em contato com o TNH1 para reclamar das ausências da professora Andréia Lúcia Cavalcante. Checamos a informação com a direção da escola que confirmou: foram aproximadamente 40 faltas em 51 de aulas nesse primeiro bimestre.

 “Ela vive com zika e outras doenças. Meu filho só teve seis dias de aula esse ano. É um absurdo. Tem gente que vem do cidade sorriso trazer o filho de bicicleta pra estudar e chega na escola a professora não está”, disse o senhor Ronaldo, pai de um dos alunos.

Contactada, a direção da escola informou que já tinha conhecimento do problema, e que já encaminhou um segundo ofício para a Secretaria Municipal de Educação (Semed), pedindo a remoção da professora da escola.

“Realmente é uma situação complicada e já temos conhecimento e tomamos as providências. Ela simplesmente não comparece, ligamos, enviamos mensagens de whatsApp e as últimas ela nem respondeu. Ela sempre traz atestados médicos, mas é uma situação que prejudica a turma. O que podemos fazer é pedir a remoção dela para outra escola”, disse a vice-diretora da escola, Vera Lúcia Silva.

O TNH1 consultou a Semed, que informou, em nota,  que está aguardando a frequência da servidora para tomar providências:

 “A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) aguarda a lista de frequência da professora em questão para dar prosseguimento aos trâmites administrativos para apuração do caso”, diz o texto da Semed.

O Portal TNH1 não conseguiu contato com a professora para ela se defender das reclamações dos pais e da escola, ficando aberto o espaço.