Alcançados apenas dois anos de implantação, o programa “Alagoas Mais Arroz”, da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), já está conseguindo resultados expressivos para produtores de arroz do Baixo São Francisco, ao ponto de merecer destaque em âmbito nacional.
LEIA TAMBÉM
O “Alagoas Mais Arroz” leva capacitação técnica e orientações de manejo aos municípios da região, como explica o jornalista Henrique Rodarte, no portal IG, ao registar que um dos beneficiados, do município de Igreja Nova, aumentou em 60% a produção em sua propriedade depois de participar dos treinamentos.
Além de Igreja Nova, desde 2024, o programa já capacitou mais de 100 produtores e técnicos nos municípios alagoanos de Porto Real do Colégio, Penedo e Piaçabuçu, além de municípios do Baixo São Francisco sergipano - a iniciativa conta com a parceria da Embrapa Arroz e Feijão, de Goiás, e da Prefeitura de Igreja Nova, e integra o programa estadual “Planta Alagoas”.
O secretário executivo de Agricultura Familiar, Ronaldo Targino, ressalta a evolução do programa:
“Colhemos bons frutos desde o primeiro momento. Começamos garantindo a semente de arroz, mas agora estamos garantindo assistência técnica com a Embrapa, com formação completa dos agricultores. Temos resultados que são modelo para todo o Brasil”.
A próxima etapa do Alagoas Mais Arroz prevê a avaliação do cultivo de variedades especiais, como o arroz preto e o vermelho, produtos com maior valor agregado, desenvolvidos com características distintas de sabor e cor.
LEIA MAIS
+Lidas