Cultura

Programação do CCBNB leva público ao reino da cultura popular com poesias e canções

Ascom CCBNB | 13/05/21 - 19h32
Milena Medeiros

Nesta quinta-feira (13), a programação virtual do Centro Cultural Banco do Nordeste conta com a apresentação dos artistas Vânia Rodrigues e Bruno Marques. Eles contam histórias inspiradas em canções e narrativas populares, entremeadas com músicas e poesias. Até domingo, o CCBNB exibe uma variedade de atividades por meio do seu canal no YouTube.

Ainda hoje, às 20h, o pedagogo e artista visual Guto Oca dialoga sobre os trabalhos e processos criativos de sua exposição homônima intitulada "Ainda há Corpo". Neste trabalho, o artista resgata a essência afro-brasileira e a ânima do sagrado, muito além de paradigmas religiosos, como uma espécie de trânsito entre as relações da matéria e do indizível, traduzidas por meio de pinturas, objetos e instalações.

A programação de sexta (14) é convidativa aos amantes da literatura brasileira. Às 16h, o professor, pesquisador e escritor Gildemar Pontes tece aspectos relevantes acerca da vida e obra do escritor cearense José de Alencar em suas muitas facetas, seja como romancista, cronista, teatrólogo, jurista ou político. Logo após, às 18h, o escritor Edmilson Sanches, autor do livro "A Canção do Brasil", fala sobre sua obra que resgata a importância da poesia de Gonçalves Dias, "Canção do exílio", que sobrevive aos dias atuais e revela magia, fascínio e encantamento.

No sábado (15), às 18h, o Grupo de Teatro Engenho Imaginário apresenta um espetáculo repleto de histórias e canções que contam a trajetória do escritor regionalista brasileiro José Lins do Rego. Já no domingo (16), às 18h, o escritor Roberto Ferreira apresenta em forma de performance poética o seu livro "Dança das Juremas", uma obra que transita entre formas e temas regionais e urbanos, metapoesia, memória, denúncia, resistência, amor e esperança.

Confira a programação completa:

Dia 13, quinta-feira
Criança e Arte - Contação de Histórias
16h - Chuáá e o Grilim do Cariri em: um conto que alguém me contou

Artes Visuais - Exposições
18h - Artista retirante e a fertilização da imagem
20h - Ainda há Corpo

Dia 14, sexta-feira
Literatura
16h - José de Alencar, o fundador do Brasil
18h - A Canção do Brasil

Ação Hip Hop
20h - Rebuliço cultural

Dia 15, sábado
Cinema - Longametragem
16h - Audiovisual: espaço para formação dos jovens e de crescimento profissional.

Criança e Arte - Teatro
18h - Zé Lins - O pássaro poeta

Dia 16, domingo
Literatura
18h - Lançamento do livro Dança das Juremas

Troca de Ideias
20h - Trajetória cinematográfica: Lunara Vasconcelos