Projeto da deputada estadual Cibele Moura (MDB) estabelece 10% a mais na nota do vestibular, nas universidades públicas estaduais, aos alunos que nasceram no Estado ou concluíram o Ensino Médio em Alagoas.
LEIA TAMBÉM
É uma forma, segundo Cibele, de valorizar os estudantes naturais daqui:
“Muitos universitários que estudam nas faculdades públicas de Alagoas são de outros Estados, o que desvaloriza todo esforço de quem é daqui e sonha em entrar na universidade”.
Pela proposta da parlamentar, o projeto de lei obriga as universidades públicas alagoanas a “adotar o critério regional nos processos seletivos, a partir de uma média ponderada do resultado da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”.
Dados da Universidade Federal de Alagoas, revelados por Cibele Moura, dão conta que 60% dos estudantes de Medicina na instituição vêm de outros Estados brasileiros.
A deputada argumenta que a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Estadual de Pernambuco (UPE) também já utilizam o critério regional como parâmetro: .
“Não me conformo que nossos alunos estejam perdendo vagas para os que não são de Alagoas. Sigo firme para promover a educação por todo o Estado e fazer com que os nossos jovens tenham mais oportunidades no futuro”
LEIA MAIS
+Lidas