Maceió

Projeto de expansão do VLT até a Mangabeiras é apresentado e deve ser licitado ainda este ano

TNH1 com Assessoria CBTU | 04/03/21 - 11h40
Reprodução

A equipe técnica da CBTU, e o superintendente de Trens Urbanos, Carlos Jorge, estiveram no Clube de Engenharia de Alagoas, na quarta-feira, 03, para apresentar o projeto de expansão do VLT do Centro até o Maceió Shopping.

A expansão do VLT até o bairro de Mangabeiras terá 3,7 km de nova malha ferroviária, três novas estações, é parte de um projeto maior que forma um grande anel ferroviário,  atendendo a toda a região de Maceió que vai do Centro até a estação Lourenço de Albuquerque, em Rio Largo, com 19 novas estações, e 38,5 Km, passando pelo Parque Shopping, em Cruz das Almas, subindo pela avenida Josefa de Melo, pela Menino Marcelo, Shopping Pátio, no Benedito Bentes, UFAL, Aeroporto até chegar em Rio Largo.

O projeto de expansão até o Maceió Shopping foi apresentado pelo coordenador de acompanhamento de obras da CBTU, Flavio Barbosa Da Mata, já está pronto, e aguarda o levantamento da Prefeitura de Maceió da valoração das desapropriações. Está orçado em aproximadamente 45 milhões de reais.

Para o superintendente de Trens Urbanos de Maceió, Carlos Jorge, o VLT é a alternativa mais viável, segura e acessível para melhorar o deslocamento da população da grande Maceió e diminuir o tráfego de veículos. “Qualquer projeto de mobilidade urbana e de desenvolvimento da malha viária precisa contar com a expansão do VLT".

O superintendente informou que a licitação desse projeto está prevista para este ano.

O evento, onde o projeto foi apresentado, faz parte do Fórum de Engenharia, iniciativa do Clube dos Engenheiros para discutir temas relacionados aos projetos de infraestrutura e desenvolvimento da cidade de Maceió e do Estado. A apresentação do projeto de expansão do VLT foi o primeiro tema debatido este ano.

Segundo o presidente do Clube de Engenharia, Aloísio Ferreira de Souza, o Fórum de Engenheiros visa debater assuntos de interesse da engenharia de Alagoas, tem o apoio do CREA - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas, como o projeto do VLT que deve melhorar a infraestrutura viária da cidade. 

A reunião, que também foi transmitida simultaneamente pelo Youtube e está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=SeL6vwq9Jgk, contou com a participação do secretário municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, Pedro Vieira, e os secretários adjuntos, Sheila Belarmino e EIsmar Macário, e a diretora de Licenciamento Urbano, Eva Meira.