O deputado federal Marx Beltrão apresentou na Câmara o Projeto de Lei 473/23 que visa distribuição gratuita, para pacientes do SUS, do método ABA (Análise do Comportamento Aplicada), terapia para tratamento do autismo.
LEIA TAMBÉM
E esta terapia é conhecida como método ABA, ou Análise do Comportamento Aplicada. Estimativas internacionais apontam que 1 em cada 44 crianças tem diagnóstico de autismo.
Segundo a Associação para a Ciência do Tratamento do Autismo dos Estados Unidos, a terapia ABA “é o único tratamento que possui evidência científica suficiente para ser considerado eficaz”.
Essa terapia consiste no “ensino intensivo e individualizado das habilidades necessárias para que a criança autista possa adquirir independência e a melhor qualidade de vida possível”, segundo a assessoria de Marx Beltrão.
“A proposta é assegurar tratamento moderno e científico para pessoas com transtorno do espectro autista no SUS. Ao assegurar essa terapia na rede pública garantimos mais qualidade de vida para pacientes e seus familiares”, diz o parlamentar alagoano.
LEIA MAIS
+Lidas