Cultura

Projeto Livros nas Praças leva cultura a cidades da Região Metropolitana de Maceió

Ascom BRK | 04/08/22 - 17h57
Ascom BRK

O projeto Livros nas Praças chega à Região Metropolitana de Maceió, no mês de agosto, levando um ônibus biblioteca com mais de 2 mil livros para crianças, jovens e adultos das cidades de Paripueira, Barra de São Miguel e Marechal Deodoro. A intervenção é fruto das ações de sustentabilidade da BRK em Alagoas e tem como objetivo incentivar a leitura e ampliar o acesso à diversidade cultural.

A programação inicia em Paripueira na próxima segunda-feira (8) e vai até sexta-feira (12), das 09h às 15h, na orla da cidade. Após este período, o projeto Livros nas Praças segue para a cidade da Barra de São Miguel, de 15 a 19 de agosto, na Praça da Igreja; e para Marechal Deodoro, de 22 a 26 de agosto, na Praça Pedro Paulino. A iniciativa conta com o apoio das prefeituras das cidades.

O ônibus biblioteca oferece empréstimos de livros gratuitos a todos os moradores da região, além de espaço de leitura, e atividades como leitura dramatizada, e contação de histórias. O ônibus fica estacionado por seis horas diárias em uma praça ou outro ponto da cidade por uma semana. É possível ler dentro dele ou nas estruturas externas montadas abaixo das tendas.

A biblioteca móvel dispõe, ainda, de um acervo em braile, em fonte ampliada e audiobooks para atender pessoas com deficiência visual, auditiva ou múltipla, além de monitores literários experientes e capacitados para atender a leitores deste público. O veículo possui uma porta com acessibilidade para cadeirantes, assim como uma cadeira de transbordo para idosos e pessoas com necessidades especiais.

Para o diretor presidente da BRK Alagoas, Fernando Mangabeira, desenvolver um saneamento muito além do básico perpassa pelo incentivo à cultura e pela realização de ações sociais nas comunidades. E esta é uma das missões da BRK na Região Metropolitana de Maceió.

“Chegamos à Região Metropolitana de Maceió para transformar realidades. Esse processo tem como ponto de partida o saneamento, mas vai além dos serviços de água e esgoto, sem dúvidas. Nosso papel de agente transformador é impactar na saúde e na qualidade de vida da população, e acreditamos que, quando desenvolvemos projetos sociais como este levamos oportunidades às comunidades. Acesso à leitura é inclusão social. Este é um dos muitos projetos que estamos trazendo para beneficiar a população”, destacou Mangabeira.  

O projeto, resultado de uma parceria com a empresa Korporativa iniciou em 2019 e já atendeu as regiões de São Paulo, Tocantins, Goiás e Pará. Em 2022, as unidades de Alagoas, Pernambuco, e Maranhão, foram incluídas na rota das ações.