Justiça

Promotora de Justiça Juçara Tavares Suruagy morre em Maceió, vítima da Covid-19

TNH1 | 15/03/21 - 07h28
Arquivo Pessoal

O Ministério Público de Alagoas (MP-AL) lamentou, na noite desse domingo, 14, a morte da promotora de Justiça Juçara Tavares Suruagy do Amaral, vítima de Covid-19. Ela lutava contra a doença na clínica MediRadius, em Maceió, e não resistiu às complicações, vindo a falecer ontem.

O órgão destacou que Juçara se dedicou ao cargo durante 34 anos e passou por promotorias dos municípios de Campo Alegre, Major Izidoro e Satuba. Ela desempenhava a função atualmente em Maceió, na 8ª Promotoria de Justiça.

"Neste momento de tamanha dor, desejamos fé e resiliência aos familiares e amigos para que todos possam enfrentar essa partida tão repentina. E, quanto a Juçara, fica a nossa certeza de que, a partir de agora, ela distribuirá justiça em outro plano.", consta no comunicado da instituição.

O MP-AL declarou luto por três dias.

Veja a nota na íntegra:

É com profunda tristeza que o Ministério Público do Estado de Alagoas comunica o falecimento da querida promotora de Justiça Juçara Tavares Suruagy do Amaral. Mais uma vítima dessa doença que insiste em nos afastar das pessoas que admiramos, Juçara nos deixou na noite deste domingo (14), após lutar bravamente contra a Covid-19, na MediRadius, em Maceió. Em razão disso, nossa instituição ficará em luto por três dias.

Durante 34 anos, Juçara Suruagy dedicou sua vida ao nosso Ministério Público, somando-se às fileiras dos membros com desejo de promover justiça em Alagoas. Começou sua carreira no interior do estado, tendo sido nomeada em 27 de fevereiro de 1987.

Ao longo dos anos, emprestou seu saber jurídico para preservar direitos sociais nas Promotorias de Justiça de Major Izidoro, Campo Alegre e Satuba. Tempos depois, foi promovida para a capital, passando a desenvolver suas atribuições na 8ª Promotoria de Justiça. Foi lá que ela dedicou seus últimos anos de trabalho, ajudando famílias maceioenses a resolverem suas demandas na área de família.

Neste momento de tamanha dor, desejamos fé e resiliência aos familiares e amigos para que todos possam enfrentar essa partida tão repentina. E, quanto a Juçara, fica a nossa certeza de que, a partir de agora, ela distribuirá justiça em outro plano.

Mais uma vez, reforçamos a necessidade para que cada cidadão alagoano se preserve e cuide dos seus, adotando todas as medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias e de saúde. É que somente aqui em Alagoas, nas últimas 24 horas, o novo coronavírus fez 16 vítimas fatais, com a descoberta de mais 697 casos. Além disso, a ocupação hospitalar dos leitos de UTI está comprometida em 83%. Portanto, precisamos nos unir na preservação de vidas. Essa é uma batalha que tem que ser travada de forma coletiva.

Márcio Roberto Tenório de Albuquerque
Procurador-geral de Justiça