O PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), fundado em 25 de junho de 1988, realizou em Brasília a primeira reunião da executiva nacional do partido na presidência do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Em pauta, estratégias para as eleições municipais do próximo ano e realização de seminários pelo Brasil.
LEIA TAMBÉM
Presidente da legenda em Alagoas, o ex-deputado federal e empresário Pedro Vilela participou do evento e disse que objetivo desses simpósios é “reconectar o PSDB com a sociedade a partir de debates sobre as principais urgências do Brasil, com seus filiados e líderes”.
Para ele, a proposta dos tucanos é a unidade por um Brasil de todos:
“Sem fome, sem desigualdades sociais, com oportunidades de conhecimento e de trabalho, de educação priorizada, de respeito à cidadania, de políticas públicas dignas e sérias que beneficiem todos os que, sem exceção, mais precisem do poder público”.
Um dos principais desafios do PSDB é justamente Alagoas, Estado em que já teve um amplo domínio político e tem sofrido nos últimos anos um grande processo de esvaziamento, com filiados migrando para outras legendas.
O auge do PSDB no Estado foi durante os oito anos do mandato de Teotonio Vilela Filho como governador, período em que tinha dezenas de prefeitos e vereadores filiados, além de deputados federais e estaduais.
Téo Vilela, por exemplo, chegou a ser presidente nacional da legenda e vice-presidente do Senado Federal.
Esse espaço político em Alagoas hoje é ocupado pelo MDB.
O processo de reconstrução passa, necessariamente, pelas eleições do próximo ano, em que serão escolhidos prefeitos e vereadores.
O PSDB, fundado em 25 de junho de 1988, completa agora neste ano 35 anos de fundação.
LEIA MAIS
+Lidas