Conteúdo de Marca

Publieditorial: Entenda por que os softwares de recuperação de dados estão crescendo tanto

Divulgação | 21/10/19 - 17h11

Os softwares de recuperação de dados têm dado passos significativos nos últimos anos, chegando a cada vez mais usuários e empresas.

 A sua necessidade tem transformado a forma como estes aplicativos são desenvolvidos.

Vamos entender as suas funcionalidades, os principais motivos para adquirir e quais os desafios do mercado hoje em dia.

O que é um recuperador de dados?

Um recuperador de dados é um software que permite a recuperação de arquivos perdidos, em caso de perda.

A sua recuperação pode acontecer nos mais diversos cenários, desde arquivos deletados por acidente até dados perdidos em discos rígidos (Hard disk) com danos.

Do mesmo modo, também escaneiam arquivos e várias repartições nos discos existentes no computador.


                              

A maior parte dos recuperadores de dados suporta o resgate de bastantes tipos de arquivos e dados.

Também é permitida a recuperação de dados em smartphones, discos externos, cartões SD e Pen USB.

Como funciona a recuperação de dados?

O processo de recuperação de arquivos torna-se bastante simples através destes aplicativos, devido à sua interface fácil de usar.

Com poucos cliques é possível recuperar dados importantes, que de outra forma não seriam recuperáveis.

Quando um arquivo é deletado ou perdido, este torna-se inacessível para qualquer usuário através do sistema operacional. O arquivo é realmente deletado e você ganhará espaço em seu computador, embora na verdade não é isto que acontece dentro do seu computador.

Muitas vezes os seus dados não são apagados da unidade de disco e permanecem no seu núcleo, inacessíveis. Estes softwares de recuperação conseguem aceder a essas partes do disco de maneira a recuperar os arquivos pedidos.

A maior parte dos softwares de resgate de dados disponibilizam formas simples de o fazer, através de dois ou três passos, com um guia completo e suporte ativo, para tornar esta tarefa simples tanto para um usuário experiente ou novato.

O mercado de recuperação de dados

Os aplicativos adaptaram-se às necessidades do mercado, disponibilizando funcionalidades para cenários improváveis, mas que são reais no dia-a-dia de muitos usuários.

                                   

Para uma melhor análise, podemos dividir as necessidades do mercado para empresas e uso pessoal.

Porque você deve possuir um?

  • Solução para empresas: Uma empresa possui um risco alto, pois têm clientes e dinheiro em jogo. Então os seus arquivos se tornam em um ativo importante e valioso na empresa.

Dessa maneira, deve ser realizado um investimento para a proteção dos mesmos.

Em uma empresa é comum acontecerem acidentes onde arquivos são perdidos.

Isto pode acontecer por erro humano, onde devido a uma distração ou lapso do funcionário, arquivos são deletados.

Igualmente podem ocorrer erros na repartição do disco, ou na hora de salvar documentos estes se corromperem, tornando-se inacessível.

São vários os casos que podem ocorrer, mas um software estará sempre preparado para o ajudar nessas horas mais difíceis. Nos dias de hoje, torna-se fácil de utilizar um programa para recuperar hd.

Quando uma planilha importante ou um documento com informações sobre contratos ou clientes desaparece, pode causar grande transtorno à empresa.

Qualquer empresa, de pequena ou grande dimensão, deve sempre adquirir um software de recuperação de dados, pois no mundo de negócios nada pode correr mal.

A prevenção torna-se então imperativa.

  • Uso pessoal:

Um usuário que utilize o computador para uso pessoal também pode necessitar de um recuperador de dados.

Como o seu computador é para uso pessoal, este não possui tantas proteções e seguranças como um que funciona diariamente em uma rede de empresa.

A sua suscetibilidade a ataques de vírus torna-se maior, quando ocorrem downloads ou consulta de websites duvidosos. Estes vírus podem atacar seus ficheiros, tornando-os inacessíveis e corruptos.

Também um caso comum é o usuário deletar arquivos e esvaziar a diretoria da lixeira, para ganhar mais espaço no disco do computador. Se você fizer isso, seus dados ficam perdidos para sempre, exceto se você possuir um aplicativo de recuperação de arquivos.

Igualmente, em computadores pessoais é normal um usuário realizar sozinho a instalação do sistema operacional no seu computador, bem como a sua formatação. Se este processo por algum motivo correr mal, o seu computador torna-se inacessível.

Estes softwares de recuperação conseguem acessar aos arquivos existentes no seu computador mesmo quando o sistema operacional está inacessível.

Com um aplicativo desses, as suas preocupações desaparecem pois é possível recuperar arquivos apagados em quase todos os cenários, de forma simples e rápida.

O seu mercado

Em qualquer área, o valor e a necessidade de algo torna-se mais valioso devido à sua oferta e procura. Estes aplicativos são bastante procurados principalmente em ambientes profissionais, tornando-se fundamentais para qualquer negócio.

Assim as suas funcionalidades foram adaptadas às necessidades do mercado, com novos recursos especializados para acidentes comuns no mundo empresarial, como também no ambiente de uso pessoal.

                   

Outro ponto importante de realçar é o valor de dados que este tipo de softwares permite proteger.

Se algum documento é perdido em uma empresa, pode gerar prejuízo pois possuía informações importantes. Dessa forma, o aplicativo que protege a empresa desse prejuízo acontecer, torna-se bastante mais valioso, pois resolve um problema e algo que podia tomar proporções bem piores.

É devido a esse mercado competitivo e aliciante que empresas como a EaseUS se tornam em um exemplo de software de recuperação que está crescendo muito, disponibilizando constantemente novos recursos, a pensar no consumidor.

Conclusão

Em suma, estes aplicativos tornaram-se uma realidade nos dias de hoje, adaptando-se a todos os cenários.

Apresentando preços acessíveis e planos direcionados para diferentes tipos de usos, torna-se inevitável não possuir um, pelo menos em ambiente profissional.

Muitas vezes apenas é dado valor a estes softwares de recuperação de dados, na hora em que os necessitamos, embora nessa altura talvez seja tarde demais.

Como abordamos várias vezes, os acidentes acontecem e torna-se bastante fácil de perder dados e arquivos importantes.

Pense e reflita sobre a importância dos arquivos que você possui no seu computador, smartphones ou outros dispositivos de armazenamento. Você consegue recuperar hd externo inclusive.

Seria lamentável perder para sempre aquelas fotos de família, únicas e que tantas lembranças trazem.