Carnaval

QG do Rás Gonguila transmite desfile da Beija-Flor de Nilópolis, neste domingo, às 23h

Secom Maceió | 10/02/24 - 12h54
Prefeito JHC comemorou no dia em que Maceió foi confirmada como enredo da Beija-Flor | Itawi Albuquerque

O enredo do Grêmio Recreativo Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, do Rio de Janeiro, neste Carnaval de 2024, está mexendo com os corações dos maceioenses. “Um delírio de Carnaval na Maceió de Rás Gonguila” conta no desfile deste domingo (11), a partir das 23h, a história de Benedito dos Santos, o Rás Gonguila, criador do bloco carnavalesco Cavaleiro dos Montes, surgido por volta da década de 1930. Pela primeira vez na história, Maceió será homenageada no carnaval da Marquês de Sapucaí. E o desfile transmitido ao vivo poderá ser acompanhado no QG do Rás Gonguila, montado no histórico bairro de Jaraguá.

Na capital fluminense, o horário marcado para a entrada da Beija-Flor no sambódromo é 23h. Aqui em Maceió, a transmissão fará parte da programação do Carnaval da cidade, que começa neste sábado (10) e contará com atrações locais para agitar o público. Serão orquestras de frevo e grupos de samba, pagode, axé e muito mais. No domingo (11), antes da Beija-Flor, os foliões que forem ao Jaraguá serão animados pelas banda Boca de Forno, que se apresenta a partir das 18h; Forrozão das Raios às 19h30; e, às 21h, Banda Cai Dentro.

Além de estar no tema do desfile, Maceió também estará presente no Sambódromo da Marquês de Sapucaí através da participação de artesãos, brincantes e mestres do Patrimônio Vivo da cultura da capital. Benedito dos Santos Filho, Osvaldo dos Santos e Silviane do Nascimento, filhos de Rás Gonguila, vão desfilar reverenciando a memória do pai e mostrando que o Carnaval está no sangue.

Os artesãos da Federação das Organizações da Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (Focuarte), que já estão no Rio de Janeiro para o desfile da Beija-Flor, confeccionaram a renda de filé usada para compor fantasias e carros alegóricos da escola de samba. Eles foram levados à capital fluminense pela Prefeitura de Maceió, que está entre os patrocinadores do desfile da Beija-Flor em 2024.

Surgir como enredo da Escola de Samba Beija-Flor fortalece a identidade cultural de Maceió, que na noite deste domingo aparecerá como ponto de destaque do Carnaval brasileiro, o que é positivo para o turismo e para a economia da cidade.

Além da transmissão do desfile neste domingo, o QG do Rás Gonguila também transmitirá, na tarde da Quarta-feira de Cinzas, a apuração dos votos que consagrará a escola campeã do ano.