Futebol

Quatro times brigam por classificação no Alagoano: veja os cenários para cada um

TNH1 | 02/03/24 - 11h08
Augusto Oliveira / CSA

A primeira fase do Campeonato Alagoano termina neste sábado, 2, com a realização da sétima rodada em jogos que serão disputados simultaneamente às 16h. Quatro times ainda têm chances de classificação para a semifinal do Estadual. 

O Pajuçara Futebol Clube acompanha a rodada completa e transmite ao vivo o confronto entre CSE e CSA, no Juca Sampaio, em Palmeira dos Índios, a partir das 15h30 na Rádio Pajuçara FM, e o duelo entre CRB e ASA no Rei Pelé, em Maceió. 


Foto: Reprodução / Sr. Goool

Confira os cenários:

CRB

  • - Invicto na competição, o CRB tem 16 pontos e é o líder isolado do Alagoano. O Galo enfrenta o ASA no Rei Pelé e joga apenas para cumprir tabela, já que assegurou o primeiro lugar antecipadamente. O técnico Daniel Paulista deve seguir rodando o elenco, poupando os titulares e dando minutagem aos reservas e oportunidade aos atletas da base. 

ASA

  • - Segundo colocado, o ASA tem 11 pontos e quer carimbar a vice-liderança da primeira fase. O Alvinegro só depende de si e, se vencer, não precisa de combinações de resultados. Se empatar, tem que torcer para que CSE e Murici não vençam os seus respectivos jogos, pois se isso acontecer, o Fantasma cai para a quarta posição. Se empatar e apenas um dos dois ganhar, o ASA fica em terceiro, já que seria ultrapassado no saldo de gols.
  • Caso perca, também pode cair para terceiro ou quarto lugar; se o CSA vencer por um gol simples e o Murici ganhar, o Alvinegro fica em terceiro; caso o Murici ganhe e o CSA tire o saldo de três gols, o ASA fica em quarto. 

CSE

  • - Na terceira posição, o CSE joga contra o CSA no Juca Sampaio, em Palmeira dos Índios. Para avançar, também só depende das próprias forças. O Tricolor pode ficar na segunda colocação se vencer, e o ASA não ganhar do CRB, e o Murici não superar o Penedense por saldo maior de gols da vitória do próprio CSE, já que ambos têm o mesmo números de vitórias (2) e o mesmo saldo de gols (+2). O Tricolor pode cair para a quarta colocação caso empate e o Murici vença o Penedense. 
  • - Se perder, o CSE ainda pode passar de fase. Para isso, só pode ser derrotado por um gol de diferença, ficando com saldo final de (+1), e precisa torcer para o Penedense ganhar do Murici também por um gol de diferença. 

MURICI

  • - O Alviverde é o quarto, tem nove pontos, com o mesmo número de vitórias e saldo de gols do CSE, e chega às semifinais se empatar com o Penedense, passando em quarto. Se vencer, tem que secar CSE e ASA (empate ou derrota de ambos) para assumir o segundo lugar. 
  • Em caso de derrota por um gol de diferença, o Murici pode se classificar em quarto caso o CSE seja derrotado por dois ou mais gols. 

CSA

  • - O Azulão tem oito pontos, é o quinto colocado e só vai jogar as semifinais se vencer. Com -1 gol de saldo, o time de Marcelo Cabo pode chegar até a vice-liderança, caso ganhe do CSE, o Murici não vença e o ASA seja derrotado pelo CRB. Neste cenário, teria que reverter o saldo de gols, já que o Alvinegro tem +2. Caso essa combinação aconteça, mas o saldo seja insuficiente para passar o ASA, o CSA fica em terceiro. 
  • - Se o Murici vencer, o CSA ganhar por resultado simples e o ASA perder também por 1 a 0, o Azulão fica em quarto. Mas se o CSA vencer por mais gols e o ASA for derrotado também a ponto de perder a diferença do saldo, que é de três gols para o CSA, o Azulão pula para terceiro e o Fantasma vai para quarto. 

Penedense

  • - O time ribeirinho é o sexto na tabela, possui seis pontos, tem que ganhar do Murici por dois ou mais gols de diferença e secar o CSA. Caso derrote o Alviverde no José Gomes da Costa por 2 a 0, e o CSA perca ou empate com o CSE, o Penedense avança em quarto. 

O Coruripe é o sétimo colocado, tem quatro pontos e não corre mais risco de queda, pois o Cruzeiro-AL é o lanterna, perdeu todas as partidas e foi rebaixado na última rodada. 

Semifinais - O regulamento do Campeonato Alagoano prevê que o primeiro colocado enfrente o quarto, enquanto o segundo faz a semifinal com o terceiro em jogos de ida e volta. A única vantagem no mata-mata para os melhores posicionados na fase de grupo é que o líder e o vice-líder serão os mandantes no segundo jogo. Em caso de empate na soma dos placares, a decisão será nos pênaltis.