A morte de Paulo Donizete Siqueira de Souza durante uma operação integrada e coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), nesse sábado, 30, encerra a trajetória de um dos criminosos mais procurados do país. Segundo informações da SSP, ele era apontado pelas agências de inteligência como o maior assaltante de bancos e carros-fortes do Brasil e acumulava mais de duas décadas de atuação criminosa em diferentes estados.
LEIA TAMBÉM
Com passagens registradas na Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará e São Paulo, Paulo Donizeti, também conhecido como Vírus, respondia por crimes como latrocínio, roubo qualificado, sequestro e cárcere privado, receptação e associação criminosa.
As investigações o apontavam como um dos principais articuladores de grupos especializados em roubos a bancos e carros-fortes no país. Sua atuação era associada às modalidades criminosas conhecidas como "novo cangaço" e "domínio de cidades", caracterizadas por ações planejadas e executadas por grupos fortemente armados.
De acordo com a SSP, os ataques atribuídos ao criminoso envolviam o uso de armamento de grosso calibre, explosivos e técnicas de caráter paramilitar. As operações eram direcionadas principalmente contra instituições financeiras e empresas de transporte de valores.
Donizeti tinha histórico de fugas de unidades prisionais de segurança máxima. Mesmo após operações policiais e investigações em diferentes estados, ele conseguiu permanecer foragido por longos períodos, tornando-se um dos criminosos mais procurados do país.
Localizado no Francês
A localização de Paulo Donizeti em Alagoas foi resultado de um trabalho integrado entre a Diretoria de Inteligência da Polícia Militar de Alagoas (Dint), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Alagoas (Ficco/AL) e a Divisão de Repressão a Crimes contra o Patrimônio da Polícia Federal (PF). O compartilhamento de informações e o monitoramento especializado permitiram identificar sua presença na Praia do Francês, em Marechal Deodoro.
Segundo a SSP, ao perceber a aproximação das equipes policiais durante a abordagem realizada neste sábado (30), Donizeti reagiu efetuando disparos contra os agentes. Houve confronto e ele acabou sendo atingido.
LEIA MAIS
+Lidas