Quer parar de fumar? Veja onde buscar ajuda especializa pelo SUS em Maceió

Publicado em 29/05/2025, às 13h21
Foto Ilustrativa/Freepik
Foto Ilustrativa/Freepik

Por Secom Maceió

Celebrado no próximo sábado (31), o Dia Mundial Sem Tabaco tem como tema em 2025: “Desmascarando a Indústria do Tabaco: Expondo as táticas das empresas para deixar os produtos de tabaco e nicotina mais atrativos”. O intuito da campanha é conscientizar sobre as estratégias de sedução usadas pelo mercado para atrair o consumidor, principalmente dos cigarros eletrônicos, informando aos fumantes sobre os impactos e malefícios na saúde pública. 

A campanha também pretende estimular políticas públicas para reduzir a procura por tabaco e cigarros eletrônicos, principalmente para o público jovem, maior consumidor desse tipo de produto. O intuito é propor a proibição de publicidade, promoção e patrocínio do em plataformas digitais e demais veículos de comunicação, além de uma regulamentação mais forte. 

Maceió também oferece orientação e acompanhamento para quem deseja largar o vício em cigarro tradicional e cigarro eletrônico (Vapes), com os Núcleos de Cessação ao Tabagismo, com equipes multiprofissionais que assistem os usuários que se habilitam a participar, são oferecidos atendimentos com médicos pneumologistas, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas com todo o suporte e acolhimento necessário para a evolução dos pacientes em acompanhamento. 

Laís Porangaba, responsável técnica pelos Núcleos da SMS, destaca que quem procurar um desses serviços será acolhido pela equipe e iniciará o tratamento de acordo com as vagas disponíveis. “O usuário será acolhido, ainda que não haja vaga, recebe as orientações da equipe para ir parando de fumar. Essa rede de apoio é essencial para contribuir no controle e cessar o tabagismo ativo em Maceió. O tratamento inclui avaliação clínica, abordagem mínima ou intensiva, tanto individual quanto em grupo”, explica.

Para participar dos Núcleos o usuário pode se dirigir até uma unidade onde há o serviço disponível portando documento com foto e cartão do SUS e realizar o cadastro. Não precisa de encaminhamento médico.

Onde encontrar?

Os núcleos estão instalados no: II Centro de Saúde (Praça da Maravilha - Poço); Unidade de Referência em Saúde (URS) João Paulo II (Jacintinho); USF Guaxuma; URS Roland Simon (Vergel); Unidade de Saúde da Família (USF) Dídimo Otto Kummer (Benedito Bentes); Clínica da Família José Aprígio Vilela (Benedito Bentes); Clínica da Família - Dr João Fireman (Jacintinho);  Hospital Universitário Dr. Alberto Antunes (Cidade Universitária) e  Centro Universitário Cesmac (Centro de Pesquisa Dr. Marco Mota - Farol).

Gostou? Compartilhe