Trânsito

Rachadura na ponte sobre o Rio Mundaú em Satuba preocupa motoristas; veja vídeo

Redação TNH1 | 05/08/21 - 13h52
Rachadura preocupa motoristas que precisam passar pela via | Foto: Reprodução

Imagens que circulam nas redes sociais nesta quinta-feira (05) revelaram a preocupação sobre uma grande rachadura na ponte sobre o Rio Mundaú, na BR-316, em Satuba, na região metropolitana de Maceió. A ponte liga os municípios de Satuba e Santa Luzia do Norte e a rachadura preocupa os motoristas que precisam trafegar pela via, que é conhecida também pela circulação de veículos de grande porte. 

Veja vídeo:

Em contato com o TNH1, a Prefeitura de Satuba confirmou conhecimento do problema e disse que vai acionar o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que é responsável pela manutenção da via. 

O DNIT, no entanto, explicou que não há risco da ponte abrir ou cair e que se trata, na verdade, do sistema de dilatação da própria ponte. "Essa questão da ponte de Satuba se repete ano a ano. O sistema construtivo dessa ponte é o que a gente chama de Viga Gerber, ela é uma viga de encaixe e não tem a junta convencional. A junta dela é um encaixe. Então realmente existe um espaço entre as vigas. E esse espaço é feito para que ela se movimente, faz parte da dilatação do trabalho da ponte", disse o superintendente do DNIT, Fabrício Galvão.

"Nós preenchemos esse espaço com algum material, ou asfalto ou borracha ou uma junta jimmy para não ficar aberto. Então esse material normalmente vai saindo com o tempo e a gente vai repondo. E não tem nenhum efeito na estrutura da ponte é apenas para dar um melhor aspecto visual de não ficar o espaço e o conforto de um carro passar e não sentir algum tranco", explicou Galvão.

O DNIT, porém, não deu prazo para que esse serviço seja refeito.