Maceió

Radar da Ufal vai auxiliar no monitoramento do Pinheiro

19/06/19 - 17h58

Na última sexta-feira (31), a reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Valéria Correia, participou de uma reunião com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) para discutir a cooperação técnica entre e o órgão e a Ufal. O intuito é que a Universidade disponibilize seu radar meteorológico para o monitoramento do caso nos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro.

Na ocasião, estiveram presentes o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fernando Pereira; o secretário executivo de Gestão Interna da Semarh, Alex Gama; e Vinicius Pinho, coordenador da Sala de Alertas da Semarh. Os pró-reitores de Gestão Institucional, Flávio Domingos, e de Pesquisa e Pós-Graduação, Alejandro Frery; a diretora do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), Sandra Nunes; e o responsável pelo radar meteorológico da Ufal, Ricardo Sarmento, também participaram da reunião representando a Instituição e o GT Pinheiro.

As etapas para a disponibilização dos dados produzidos na Universidade para os órgãos competentes foram acertadas na reunião. Atualmente, o radar envia informações para o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) a cada 10 minutos. De acordo com a reitora, Valéria Correia, a intenção é que a emissão aconteça de forma imediata, colocando as informações produzidas à serviço do estado de Alagoas.

Com isso, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos poderá receber alertas sobre precipitações volumosas com antecedência suficiente para avaliar a necessidade de realizar evacuações de emergência com os moradores das regiões atingidas. Outros pontos, como o treinamento de pessoal, com a tutoria do professor Ricardo Sarmento, também foram discutidos.  

“A reunião foi bastante proveitosa no sentido de alinharmos detalhes para a disponibilização de dados do nosso radar para a secretaria. Sempre de forma gratuita, a Universidade se coloca à serviço do povo alagoano”, afirmou a reitora.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fernando Pereira, elogiou a iniciativa de integrar os trabalhos do radar e da Sala de Alertas. “Os trabalhos de monitoramento e prevenção são importantes para as ações diárias em Alagoas, especialmente no que diz respeito a essa situação do Pinheiro e demais bairros afetados. Por isso, a Semarh defende essa parceria e o estreitamento com as atividades da secretaria”, finalizou.