Alagoas

Radar mostra previsão de mais chuva em Alagoas para o fim do dia; veja

27/05/17 - 12h40

Imagem de radar registrada por volta do meio dia deste sábado (27) e concedida ao TNH1 pelo meteorologista Vinícius Pinho, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas, mostra que a chuva vai dar uma rápida trégua, mas volta a atingir a região metropolitana no fim do dia. O tempo deve fechar também no Agreste e Sertão.

Conforme explicou Pinho, as cores que aparecem na imagem dizem o nível de águas que deve atingir Alagoas. A parte azul representa a chuva mais fraca, a verde é moderada e a amarela, forte.

O radar mostra que parte da chuva já passou de Maceió e segue na direção Oeste (para o interior e outros estados), com tendência de enfraquecer. Mas outra parte vem do oceano e vai atingir a região metropolitana ainda hoje.

“O alerta está valendo até a meia noite de sábado para domingo. No Sertão e Agreste deve chover, mas não para alerta. É uma chuva boa para a comunidade. A tendência é que esse sistema comece a enfraquecer”, explicou o meteorologista.

O período chuvoso já era previsto para Alagoas e se deve a uma série de fatores. Pinho explicou que um sistema de alta pressão sobre o Oceano Atlântico próximo à costa do Sudeste do Brasil tem transportado muita umidade para o Nordeste e, associado a isso, os ventos do Leste geram ainda mais umidade e formam uma linha de instabilidade.

“É importante ressaltar que estamos no período de chuvas, então não podemos descartar outros fenômenos, porém mais fracos”.