Alagoas

Ranking de autoescolas em AL mostra taxa de aprovação em exames teórico e prático; confira

Detran/AL disponibiliza taxa de aprovação nos exames prático e teórico das autoescolas credenciadas em todo o estado

Ascom Detran | 25/01/21 - 10h25 - Atualizado em 25/01/21 - 11h29
Foto: Lays Peixoto / Ascom Detran

Com o início do ano, a procura dos alagoanos para tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) aumenta consideravelmente e muitos candidatos acabam tendo dúvidas sobre onde começar seu processo de habilitação. Por isso, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) dá algumas dicas para auxiliar na escolha do Centro de Formação de Condutores (CFC) ideal para não cair em golpes e alcançar os melhores resultados.

Há mais de dez anos, o órgão disponibiliza o ranking das autoescolas credenciadas no estado para acesso público, com informações sobre a taxa de aprovação dos alunos nos exames teórico e prático. No site (detran.al.gov.br), o futuro candidato pode verificar a porcentagem de aprovação de acordo com a quantidade de exames realizados por autoescola e usar esse critério para escolher a instituição desejada.

Além disso, o site também mostra a lista de empresas credenciadas pelo Detran de Alagoas, disponível na área de “Serviços” e “Habilitação”. Atualmente, há 115 CFCs ativos no estado, credenciados pelo Detran após um rígido controle e fiscalização da documentação de instrutores de trânsito, diretores e veículos dos CFCs.

Foto: Lays Peixoto / Ascom Detran

"Foi uma maneira da população ter conhecimento sobre os CFCs que estão dando aula, a quantidade de alunos, a taxa de aprovação nos exames, e outras informações importantes. Tendo essa informação fica mais claro para o candidato conhecer o CFC desejado”, explica a subchefe de fiscalização e controle dos CFCs, Carla Cabús.

Carla ressalta que o ranking também é útil para a própria autarquia, uma vez que, caso alguma autoescola apresente um índice de reprovação muito alto, o Detran pode interferir. “O Detran pode avaliar o índice de aprovação e saber como esse CFC está funcionando. Se o índice está muito baixo, o Detran chega junto com a equipe de educação para saber qual o motivo e o que está acontecendo para a aprovação estar caindo, então é uma maneira de também avaliar os CFCs que auxilia no processo de credenciamento”, diz.

Já o chefe de educação para o trânsito da autarquia, Antonio Monteiro, destaca a importância da autoescola para um trânsito mais seguro. Segundo ele, a qualidade da formação do condutor é o primeiro passo para a redução de acidentes e para que os futuros condutores sejam formados tendo como base uma direção segura, responsável e que respeita as leis de trânsito.

Algumas dicas para a escolha de um centro de formação devem ser seguidas, como verificar se o preço cobrado pelo serviço está de acordo com o mercado, checar a estrutura física da empresa e dos veículos, além de buscar opiniões de alunos e ex-alunos.

Caso o candidato queira registrar queixa sobre alguma autoescola após ter se sentido prejudicado ou desconfia de possíveis fraudes, deve formalizar a denúncia por meio da ouvidoria do órgão, de forma presencial, on-line ou pelo telefone (82) 98833-9437.