Nordeste

Recife desativa mais 90 leitos de enfermaria e reforça UTI, abrindo 29 leitos

JC Online | 07/07/20 - 17h00
Divulgação/MS

A Prefeitura do Recife desativa, a partir desta terça-feira (7), mais 90 leitos de enfermaria no hospital de campanha dos Coelhos, na área central, e abre mais 29 UTIs nos hospital da Rua da Aurora, em Santo Amaro, também no Centro da cidade. Com isso, a PCR chega a 342 UTIs em funcionamento, ultrapassando o número de 334 anteriormente previsto. Atualmente, 65% dos 168 pacientes internados nas UTIs municipais são de outras cidades. O anúncio da segunda fase de readequação dos leitos municipais para pacientes com covid-19 foi feito pelo prefeito Geraldo Julio (PSB) nesta terça-feira (7).

“Anunciamos a segunda etapa da reorganização da nossa rede emergencial de hospitais de campanha. No primeiro momento nós desativamos leitos de enfermaria e ampliamos os de UTIs. Agora vamos repetir, fazendo a desativação de 90 leitos de enfermaria na unidade dos Coelhos, o que vai permitir a abertura de 29 novos leitos de terapia intensiva, fazendo a gente chegar a 342 leitos de UTI em nossos hospitais de campanha”, explicou o prefeito Geraldo Julio.

UTI

Ainda, segundo o prefeito, os leitos de UTI vêm cumprindo um papel fundamental no enfrentamento à covid-19. “A gente conseguiu evitar que aqui no Recife, víssemos situações que foram vividas em outros locais do mundo e do Brasil, em que os profissionais de saúde tiveram que fazer a escolha de qual paciente vai ficar sem atendimento. Isso tudo foi evitado aqui e essa reorganização vai possibilitar realocar profissionais e equipamentos para esses novos leitos de UTI”, destacou.

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, explicou a importância do atendimento especializado nos casos mais graves de covid-19. “O anúncio das medidas de reorganização da rede de saúde do Recife neste momento fortalece os leitos de maior complexidade, que são os leitos de UTI. Porque quando o paciente de covid complica e às vezes em casos muito graves, envolve muitos órgãos, como inflamação de pulmão, pode envolver os fenômenos de coagulação do sangue, inclusive com complicações renais”, esclareceu.

“No leito de terapia intensiva, além da entubação que usa o respirador mecânico, este leito conta com a equipe técnica especializada que é possível inclusive fazer hemodiálise. Então são leitos mais complexos, mais resolutivos. Neste momento, nós atingimos 342 leitos de UTI, superando a meta de 334 leitos e hoje a 168 pessoas lutando pela vida no leito de terapia intensiva da Prefeitura, sendo que 58 do Recife e 110 de outros municípios”, reforçou o secretário.

Queda de casos do Recife

A capital, que já chegou a ser responsável, em abril, por 54% dos casos de covid-19 de Pernambuco, fechou o mês de junho com 21% de todos os novos casos do Estado, segundo balanço da Prefeitura do Recife. Depois de mais de um mês e meio seguido de queda nos casos, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife desativou um total de 300 enfermarias e abriu 53 UTIs nas últimas semanas, já que, na atual situação da pandemia, a demanda maior tem sido por leitos de terapia intensiva. Com a reorganização, a gestão municipal fica com 724 leitos em funcionamento, sendo 342 de UTI e 382 de enfermaria.

Hospitais

O HPR 1, da Rua da Aurora, fica com 100 UTIs e 60 enfermarias ativas. Na última semana, também foram abertos leitos para suporte aos pacientes em estado mais grave no Hospital Evangélico de Pernambuco e nos hospitais de campanha dos Coelhos, da Imbiribeira e do Hospital da Mulher do Recife (Curado). O Hospital Provisório Recife (HPR) 2, nos Coelhos, que tinha 250 leitos de enfermaria, continua com 160 em funcionamento, além de 100 UTIs.

Na semana passada, também foram fechadas enfermarias nos hospitais de campanha montados na área externa das policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Arnaldo Marques (Ibura) e Barros Lima (Casa Amarela), além do Hospital da Mulher. Ainda assim, de acordo com a Secretária Estadual de Saúde (SES), ainda há vagas em 55% dos leitos de enfermaria de Pernambuco. Também foram reduzidas de 22 para 20 as unidades de referência da Atenção Básica para atendimento de pacientes com suspeita de covid-19.

Os equipamento médico-hospitalares retirados dos leitos desativados estão sendo levados para outras unidades que serão entregues pela Prefeitura do Recife este ano, como o Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, em Areias, e a Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPAE) do Ibura, assim como para as maternidades municipais. Outra parte dos materiais ficará temporariamente guardada em galpões para caso a curva epidêmica volte a subir e a Secretaria de Saúde do Recife identifique que é necessário abrir mais leitos municipais.

Nos sete hospitais de campanha municipais e nas outras duas unidades com leitos municipais para covid-19, foram feitos mais de 11.900 atendimentos, 4.100 internações e foram dadas mais de 1.900 altas.