Alagoas

Rede credenciada é ampliada e conta de luz pode ser paga em qualquer banco

Assessoria Equatorial | 09/11/20 - 18h31
Ilustração

Com a mudança da fatura de energia para boleto bancário, a rede credenciada foi ampliada. No mês de outubro, a Equatorial Energia Alagoas implementou a nova modalidade para todo estado e a partir de agora os alagoanos podem efetuar os pagamentos da conta de luz em qualquer agência bancária, Casa Lotérica, correspondentes bancários e bancos digitais, sem a necessidade prévia de convênio com a empresa.

O gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial, Carlos Morais, explica que além de ampliar os agentes de arrecadação, a modalidade boleto garante mais segurança, evitando fraudes e pagamentos em duplicidade. “A Equatorial tem sempre buscado soluções para dar mais comodidade e segurança aos seus clientes. Com o boleto, evitamos que o cliente pague a conta duas vezes e ainda damos a opção para que o pagamento seja feito na instituição de sua preferência”.

Morais reforça que a mudança para boleto não altera a realização de pagamentos nas Casas Lotéricas. “Todos boletos bancários precisam ser registrados por uma instituição financeira, que no caso da Equatorial são feitos por meio do Banco do Brasil. O encerramento do convênio da Caixa Econômica com o Banco do Brasil previsto para este mês de novembro acabou gerando muitas dúvidas nos nossos clientes, entretanto o fim desse convênio não impedirá o pagamento de boletos de energia nas Casas Lotéricas ou qualquer outra instituição bancária”.

O que muda na hora de realizar o pagamento

Para quem realiza os pagamentos através de caixa eletrônico, internet banking ou aplicativos do banco, é necessário que seja escolhida a opção “Boleto Bancário e/ou de Cobrança” e não mais “Água, Luz, Telefone e Gás”, a exemplo do aplicativo e site da Caixa Econômica. Se o cliente selecionar a opção “ler o código de barras”, o pagamento será processado normalmente, não sendo necessária nenhuma ação adicional.

Já para os alagoanos que costumam fazer os pagamentos da conta de luz por meio de débito automático, na casa lotérica ou agentes arrecadadores, não há nenhuma alteração. Entretanto, se o cliente for informado que houve erro com o código de barras, deve perguntar ao caixa se ele escolheu a opção “Boleto bancário” ou “Boleto de Cobrança” ao invés de “convênio conta de água, luz e telefone”.

“Como é necessário registrar o boleto, os clientes devem aguardar até 24h após o recebimento da fatura para realizar o pagamento ou agendamento”, explica Morais.

Atualização cadastral

Para receber a fatura de energia no novo formato, é preciso que o cliente tenha o CPF e demais dados atualizados no sistema da Equatorial, pois todo boleto bancário precisa ser registrado na Câmara de Compensação do Banco Central. A atualização cadastral pode ser feita no site https://al.equatorialenergia.com.br/ ou na Central de Atendimento 0800 082 0196. Quem estiver com os dados incompletos, continuará recebendo a fatura no modelo atual até que regularize a situação com a empresa.