Geral

Reeducandos alagoanos fazem prova do Enem e buscam vaga na universidade

01/12/15 - 19h59

Reeducandos antes do exame (Crédito: Agência Alagoas)

Reeducandos antes do exame (Crédito: Agência Alagoas)

Esta terça-feira, 1º de dezembro, foi um dia especial para muitos reeducandos do Sistema Prisional de Alagoas. Para Jonaylton Santos, 25 anos, com ensino médio incompleto, não foi diferente. Há cinco anos cumprindo pena, o custodiado do Núcleo Ressocializador da Capital (NRC), que sonha em fazer o curso de Ciências da Computação em uma universidade federal, ganhou uma grande chance para recomeçar sua vida através dos estudos. 

Ele e mais 342 apenados participaram nesta terça-feira do primeiro dos dois dias de prova do Exame Nacional do Ensino Médio para pessoas privados de liberdade (Enem/PLL) - 57 a mais que no ano anterior. 

Caso aprovados, os candidatos poderão obter o certificado de conclusão do ensino médio e concorrer a vaga de ensino superior, além de ter direito a remição da pena, conforme prevê a Lei de Execuções Penais (LEP). 

A aplicação das provas no sistema foi possível graças a parceria da Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) com a Secretaria de Estado da da Educação (Seduc) e Universidade Federal de Alagoas. Para maioria dos apenados, a oportunidade de participar do processo seletivo que, será finalizado nesta quarta-feira, 2, é inédita. 

Atualmente, quatro custodiados do Núcleo Ressocializador da Capital cursam ensino superior naquela unidade, na modalidade de Ensino à Distância (EAD). A intenção da Rescocialização é aumentar o número de graduandos nas unidades. Para isso, antes das provas do Enem, os reeducandos participaram de palestras motivacionais e tiveram aulas durante todo o ano, com revisões intensivas na véspera do certame. O conteúdo pedagógico foi disseminado pelos próprios educadores da Seris e alunos da Ufal que integram o Conexões de Saberes. 

O reeducando Jonaylton Santos, que trabalha nos turnos da manhã e tarde na Fábrica Bonson e estuda no NRC no horário da noite, mostrou confiança antes da prova.  

“Tenho fé que meu esforço será recompensado e serei aprovado no Enem. Desde o início, recebemos todo o suporte da equipe multidisciplinar da Seris que mostrou a possibilidade de fazer essa prova, viabilizou minha documentação e fez minha inscrição”, comenta o candidato.

 

 

De acordo com o docente de Geografia da Ufal, Paulo Henrique da Silva, as aulas de revisão nas unidades foram possíveis graças ao interesse e capacidade dos custodiados que é impressionante. 

“Fizemos uma revisão com base nos conteúdos que caíram na última prova do Enem e, para nossa surpresa, os reeducandos estavam por dentro de boa parte dos assuntos, inclusive aqueles que envolvem atualidades”, comentou o professor. 

O resultado do Enem/PLL será divulgado em janeiro de 2016, junto com as demais notas das provas tradicionais. Vale ressaltar que as avaliações dirigidas aos apenados obedecem aos mesmos critérios do Enem, a única diferença é o local da sua aplicação e o questionário socioeducativo, que no caso dos custodiados, é respondido minutos antes da prova.   

“O reeducando precisa de ferramentas para retornar a sociedade e o Enem/PLL propicia um acesso democrático para aqueles que buscam conhecimento e oportunidade para construir um futuro melhor após cumprir o que determina a LEP”, salienta o chefe de gestão Especial de Gestão Penitenciária, tenente-coronel PM Marcos Lima, que mobilizou os servidores penitenciários para dar o suporte necessário no exame. 

A coordenadora da Cesgranrio, Márcia Rodrigues, comenta que o número de custodiados inscritos tem aumentado gradativamente graças ao incentivo e suporte dado pela Seris. 

“A Escola Paulo Jorge que funciona aqui no sistema é fundamental e as políticas desenvolvidas com foco na ressocialização por meio da educação são fundamentais para manter a dignidade dentro e fora das unidades”, lembrou Márcia Rodrigues.