Maceió
Covid-19: Prefeitura realiza neste fim de semana blitz em bares e restaurantes
SMTT realizará mutirão para recadastro do Cartão Bem Legal Especial
Braskem anuncia cronograma para famílias das novas áreas incluídas no Programa de Compensação
Ouro Preto ganhará creche para atender mais de 200 crianças
Educação
Rede estadual oferta mais de 17 mil vagas para novatos em Maceió; veja o calendário de matrículas
Após inquérito concluir que feto foi jogado em lixo de maternidade, família entra com processo
Alagoas
Turista de Manaus se recupera da Covid-19 no Hospital Regional do Norte
Covid-19: após apresentar piora, padre Manoel Henrique é intubado na Santa Casa
Meio Ambiente
Confira a previsão do tempo em Alagoas para o fim de semana
Com mais 460 novos registros e 9 mortes, Alagoas chega a 110.572 casos de Covid-19
Covid: Cosems vai levantar número de pessoas prioritárias para vacinação em Alagoas
MPE quer anular ato que reajustou salário de vereadores de Palmeira dos Índios durante a pandemia
Nordeste
Dos 9 Hospitais Universitários que vão socorrer Manaus, 7 são do Nordeste
Trabalhadores da Ford protestam contra fechamento de fábrica em Camaçari
Prefeitura de Salvador prevê 570 mil doses de vacina para grupos prioritários
Homem de 35 anos é morto pela companheira em apartamento de luxo de Salvador
Passageiro é picado por escorpião dentro de avião
Mercado de Trabalho
Governo do Ceará prevê concurso para 33 mil profissionais na saúde
Polícia
Jovem que estava foragido é preso por estuprar menina de 13 anos
Motorista embriagado é preso dirigindo na contramão da BR 316, em Alagoas
Condutor embriagado é preso após buzinar e gesticular para viatura da PM parada em semáforo
Jovem de 19 anos é morto com 15 tiros no Benedito Bentes, em Maceió
Em Arapiraca, mulher é estuprada após marcar encontro pelo Instagram
Pedreiro morre eletrocutado quando rebocava parede
Gente Famosa
Anitta, Iza e outros famosos protestam contra falta de oxigênio em Manaus
Música 'Bum bum tam tam' registra 284% de aumento por causa da CoronaVac
Duda Reis tem medo que Nego do Borel divulgue fotos e vídeos íntimos, diz B.O
Lady Gaga vai cantar o hino na posse de Joe Biden
Televisão
'Estamos esgrimando com loucos', desabafa William Bonner no JN sobre fake news; assista
Whindersson Nunes mobiliza famosos para mandar oxigênio para Manaus
A utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPI) por profissionais que atuam em ambientes de risco é fundamental. Para fortalecer o trabalho de prevenção à Covid-19 e visando à segurança desses profissionais, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) vem fomentando a produção de máscaras e aventais na oficina de Corte e Costura do Presídio do Agreste, localizado no município de Girau do Ponciano.
O trabalho foi iniciado com a confecção de máscaras, com os reeducandos já produzindo, diariamente, cerca de 1.500 unidades, distribuídas entre os servidores penitenciários e também destinadas à doação. E desde a última segunda-feira (13), os custodiados também passaram a confeccionar aventais protetores impermeáveis, que serão doados ao Hospital da Mulher Dr.ª Nise da Silveira, adaptado para atender pacientes diagnosticados com o novo coronavírus.
O chefe do Presídio do Agreste, policial penal Rodrigo Lima, explica que a produção está a todo vapor. “Iniciamos a nova etapa desse trabalho na segunda-feira e, já nessa quarta-feira (15), entregamos 200 capotes à Gerencia de Educação, Produção e Laborterapia da Seris, que fará o devido encaminhamento”, relata Rodrigo.
Já Cinthya Moreno, policial penal e gerente de Educação, Produção e Laborterapia, conta que a produção é fruto de uma parceria entre as secretarias da Ressocialização e da Saúde no combate ao coronavírus. “O material e os moldes com as especificações técnicas nos foram repassados pela equipe do Hospital da Mulher. Nós, por sua vez, entramos com a produção e a mão de obra”, explica a gerente.
A gerente acrescenta que, até a próxima sexta-feira (17), mais 350 unidades serão entregues, totalizando 550 capotes em menos de uma semana. “O utensílio é de vital importância e será destinado à proteção dos servidores da área de saúde do Hospital da Mulher e que estão atuando no combate à Covid-19”, reforça a policial penal.
Parceria
De acordo com a infectologista e diretora-médica do Hospital da Mulher, Sarah Dominique Dellabianca, a importância da parceria entre Secretaria da Saúde (Sesau) e Seris é garantir que a unidade hospitalar e até outras instituições públicas não fiquem desprovidas de um insumo fundamental para o atendimento dos pacientes com suspeita e confirmação da Covid-19, que é o avental impermeável.
“Quando trouxemos esta demanda no Plano de Contingência do Hospital da Mulher, em razão da pandemia do SARS-CoV-2, que causa o novo coronavírus, o nosso gerente administrativo, Marcelo Casado, teve a ideia da parceria entre Sesau e Seris. A confecção desses aventais está saindo a custo zero para o Estado, visto que são os reeducandos quem estão produzindo tais insumos”, destaca Dominique.
A infectologista e diretora-médica do Hospital da Mulher reforça que a confecção dos aventais vai garantir não só a segurança dos profissionais e do paciente internado, mas também ressocializar as pessoas privadas de liberdade, por meio da atividade laboral. “O mundo está vivendo uma pandemia, e a confecção desses insumos, a meu ver, está dando um novo significado para essas pessoas. Além disso, conseguimos garantir um material de qualidade e em longo prazo para o nosso hospital”.
Gerente administrativo do Hospital da Mulher, Marcelo Casado, por sua vez, assegura que o Estado vai continuar fornecendo o material necessário para dar seguimento à produção dos aventais. “Vamos continuar fornecendo os materiais, e temos o desejo de que isso continue como forma de abastecimento para os hospitais públicos do Estado. O avental é de uso obrigatório na área da saúde, sendo necessário, inclusive, para pacientes que não tenham o coronavírus. No futuro, poderemos substituir o Não-tecido SMS Grau Médico - que é impermeável e possui uma gramatura mais segura - pelo TNT [Tecido Não Tecido]”, avallia Casado.
Unidades de atendimento
Inaugurado em setembro do ano passado, o Hospital da Mulher foi transformado em unidade de referência para o tratamento da Covid-19. Alagoas dispõe, ainda, de uma Central de Triagem, a Unidade de Urgência para Síndromes Gripais do Hospital Geral do Estado (HGE), localizada no Ginásio do Sesi, no bairro Trapiche.
Também estão sendo feitas ampliações no interior. Até a primeira quinzena de maio, novos leitos serão entregues na Unidade de Emergência do Agreste (UE), no Hospital Chama e no Hospital Djacy Barbosa, todos localizados em Arapiraca.