Futebol Nacional

Reforço do Corinthians, Willian se tornou um dos grandes recordistas da Premier League

Ogol | 01/09/21 - 10h33
Divulgação/ Chelsea

Willian é um dos maiores jogadores brasileiros da história da Premier League. O novo contratado do Corinthians marcou época no Chelsea, não perseverou no rival Arsenal, mas também seria injusto classificá-lo como uma decepção completa. Fato é que, ao olhar para a história dos brasileiros na Premier League, terá que se passar daqui em diante pela história de Willian.

A primeira marca importante de Willian no Campeonato Inglês é a do número de jogos. Ao longo de oito temporadas, o atacante entrou em campo 259 vezes, número que ultrapassou o líder anterior no quesito, Lucas Leiva. Ou seja, nenhum brasileiro pisou mais vezes nos gramados da Premier League, pelo menos por enquanto, já que o posto está ameaçado por Fernandinho nesta temporada - o jogador do Manchester City precisa de 13 jogos para igualar Willian.

Entre os jogadores sul-americanos, Willian também aparece bem cotado no quesito número de jogos disputados. O líder na Premier League, nunca custa lembrar, iniciada em 1992/93, é o equatoriano Antonio Valência (325 jogos), seguido por Zabaleta (303), Agüero (275) e Willian (259).

Tantos jogos com as camisas de Arsenal e (especialmente) Chelsea não foram por acaso. Willian sempre foi um jogador prolífico em sua principal função: gerar oportunidades de gol. Ao todo, o atacante balançou as redes 38 vezes na Premier League, o que o deixa como quinto brasileiro com mais gols na história da competição. O maior goleador brasileiro é Roberto Firmino, com 67, e Willian era até pouco tempo o quarto colocado, mas foi ultrapassado recentemente por Richarlison, que tem 39 gols.

Além dos gols, Willian sempre foi conhecido pelas assistências. Entre Chelsea e Arsenal, Willian deu 38 passes para gol na Premier League, sendo assim o segundo brasileiro com mais assistências, atrás mais uma vez de Roberto Firmino, que tem 42.

Se somados os gols às assistências, Willian deixa a Premier League com 77 participações diretas em gol, com a média de 0,3 participação/jogo. Muitas vezes como titular, outras tantas como um 12º jogador, o brasileiro ajudou o Chelsea a ser bicampeão inglês, e nutriu idolatria da torcida e apreço dos mais variados técnicos, entre eles José Mourinho, sempre um fã assíduo do futebol do atacante.

Antes de se transferir para o Arsenal, onde foi titular, fez um gol e sete assistências, Willian esteve, inclusive, no radar do Tottenham de Mourinho. O negócio não se concretizou.

Hoje, depois de não conseguir elevar o patamar dos Gunners, Willian pode dar a impressão de deixar em baixa o futebol inglês. E é mesmo apenas uma impressão. O Arsenal de Arteta vive atualmente o pior início de Campeonato Inglês em décadas, e o culpado não poderá ser Willian, que sequer jogou no clube nesta temporada.

De volta ao futebol brasileiro depois de 14 anos, seria uma surpresa enorme que Willian não fosse um sucesso com a camisa do Corinthians. De volta para casa, com um elenco reforçado, o atacante é daqueles jogadores que pode chamar a responsabilidade e decidir partidas.

Willian é multicampeão por onde passou, não tem histórico de lesões. Na verdade, entre todas megacontratações do futebol brasileiro recente, é quem chega mais inteiro de um grande centro. Hulk e Renato Augusto deixaram a China, Giuliano a Turquia, Andreas Pereira foi reserva na Lazio, Diego Costa disputou sete jogos na última temporada pelo Atleti, Douglas Costa não tem uma sequência sem lesões desde 2018... Willian era titular do Arsenal, não de um grande Arsenal, e talvez só por isso esteja voltando agora...