Futebol

Reforços, elenco e freio na empolgação: Cabo analisa início do CSA na Série B

19/04/18 - 16h39
Pei Fon / Portal TNH1

O CSA encerrou os treinamentos na manhã desta quinta-feira (19) para encarar o São Bento na segunda rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Antes de embarcar para São Paulo no período da tarde, o técnico Marcelo Cabo concedeu entrevista coletiva no CT do Mutange e brecou a empolgação pela estreia com vitória sobre o Goiás. 

"Vou começar pela empolgação. A única coisa que a gente não pode ter aqui é empolgação. Foi uma vitória muito importante. Só para entender que ontem o Goiás bateu o Avaí por 2 a 0 na Copa do Brasil. Para você entender a importância da nossa vitória diante da expressiva equipe do Goiás. Mas a única coisa que a gente não pode ter aqui dentro é empolgação. A gente tem que ter os pés no chão, muita humildade e muito trabalho". 

"Temos um elenco em formação. Para esse jogo vamos contar com o Ferrugem. É um jogador muito importante no nosso processo. E a oportunidade de repetir a equipe. Isso é muito importante. Você ter um time base. Dar continuidade para que a gente possa adquirir conjunto e ritmo de jogo. Precisamos pensar jogo a jogo. Sabemos que o São Bento fez uma boa estreia fora de casa e é uma equipe muito difícil a ser batida lá em Sorocaba. Mas a gente precisa formatar uma equipe competitiva para que possa ter o lema de vencer em casa e pontuar fora. É importante a gente chegar forte com essa difícil missão diante do São Bento em Sorocaba", analisou o treinador marujo. 

Cabo relacionou 19 jogadores para a partida desta sexta. A principal novidade é o volante Ferrugem, que foi regularizado no início da semana. O Azulão pega o São Bento às 20h30 no Estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba, São Paulo. O Portal TNH1, a TV Pajuçara e a Rádio Pajuçara FM Maceió - 103,7 acompanham o confronto. 

Veja a lista de relacionados. 

Goleiros: Alexandre Cajuru e Mota;
Laterais: Celsinho, Rafinha e Muriel;
Zagueiros: Leandro Souza, Xandão e Elivelton;
Volantes: Edinho, Yuri, Dawhan, Velika e Ferrugem;
Meias: Didira e Daniel Costa;
Atacantes: Niltinho, Michel, Hugo Cabral e Taiberson. 

Confira outros trechos da entrevista com Marcelo Cabo. 

45 pontos

"A gente sabe que a grande meta do CSA na competição são os 45 pontos. Sabemos disso, foi traçado por nós comissão técnica e diretoria. Mas é importante a gente seguir nesse planejamento de vencer em casa e pontuar fora. Nem sempre vamos conseguir porque a Série B é muito difícil e algumas equipes estão se preparando, remontando e reforçando o elenco, como nós". 


(Foto: Gustavo Henrique / RCortez / Ascom CSA)

"É muito importante começar bem nesse início, se possível criar gordura para que depois de algum tropeço ou algum percalço na competição você tenha uma gordura necessária para que não possa sofrer na segunda página da tabela". 

Repetição do time

"A gente vem de duas boas partidas diante de CRB e Goiás. Duas equipes muito fortes. A gente vem de duas boas vitórias. Promovemos duas estreias, que foram Edinho e Niltinho. O time encaixou. Para essa partida propriamente não vejo necessidade de mudança. A equipe deu uma resposta muito boa diante do Goiás. Precisamos ter uma base". 

"Claro que dependendo da situação dos jogos, do rendimento dos jogadores nos treinamentos da semana e nos jogos, vamos fazer alterações. Como fiz algumas no estadual. Alterações providenciais. Mas é importante que a gente possa dar continuidade o máximo possível da base da equipe, para que a gente não mexa muito na base, para poder ter uma equipe sólida. O torcedor precisa saber a escalação da equipe. Precisa se habituar com aquela equipe. Temos um grupo qualificado, a disputa pela posição é muito salutar e visível nos treinamentos. Quem ganha é o CSA". 


(Foto: Pei Fon / Portal TNH1)

Regularidade

"Nessa Série B, disputando ela, sou o último campeão, porque o Enderson Moreira [campeão em 2017] está na Série A. Temos vasta experiência na competição. Para que você possa disputar a Série B sempre na primeira parte da tabela, é preciso ter regularidade. Não deixar a oscilação ser contundente para baixo. Se tiver sequência de alguns resultados negativos, tem que tentar reverter o mais rápido possível e ser o mais linear possível na competição. Essa é a grande tônica da competição". 

"Pede regularidade. Sabemos que é impossível vencer as 38 partidas, mas o importante na Série B é pontuar. Às vezes você tem um empate que todo mundo enxerga um mau resultado, mas na frente você vai ver que é um resultado até importante, não naquele momento, mas no final da competição. O importante na Série B é pontuar. Tem que estar sempre pontuando na medida do possível. 

Reforços

"Estou muito satisfeito com o que trouxemos de reforços para o elenco no início da competição. Estamos analisando o mercado e basicamente para o início da competição é esse o elenco. Pode chegar uma peça ou outra, mas entendemos que até a parada da Copa do Mundo vamos com esse elenco para analisar bem a necessidade de trazer reforços. O importante é trazer o reforço. Não é trazer um jogador. Se é para trazer, tem que ser aquele cara que vai chegar e acrescentar muito". 

"Porque estou satisfeito com o elenco que estou iniciando a competição. Conseguimos formar um elenco muito equilibrado nas posições. Temos pelo menos dois bons jogadores para cada posição. Temos um elenco muito saudável, muito qualificado. Para início da competição, vamos com esse elenco. Pode ser que nesse início chegue mais uma peça talvez. Mas vamos analisar um pouco mais o elenco e o mercado, para que não erremos nessa contratação que faremos daqui por diante". 

Saída de Jonh Lennon

"É uma opção minha. Opção técnica e tática. Opção do treinador. Opção minha". 

Ferrugem

"O Ferrugem foi meu jogador na Ponte Preta e no Figueirense. Pretendo utilizá-lo como segundo volante, aquele jogador que faça o corredor ali, que tenha a saída. Ele tem a qualidade de romper linha, quebra linha. Tem uma técnica muito apurada, tem aquele corredor direito muito bom. Comparando com um jogador que atuou aqui, o Everton Heleno fazia aqui, na passagem dele por aqui. Aquele volante que sai, pisa na área, finaliza bem de média distância". 

"Posso usá-lo também como extremo pelo lado direito e lateral-direito. Naquele lado direito, com a exceção de zagueiro, o Ferrugem faz volante, extremo e lateral. Jogador versátil, que ainda precisa de um tempo porque ainda não jogou neste primeiro semestre. Acredito que ele consiga render bem um tempo. Pegando ritmo de jogo, é um jogador que vai nos ajudar muito. Tem experiência, passou por Corinthians, Sport, Figueirense, Ponte Preta. Vai nos ajudar muito nessa trajetória da Série B".