Mundo

Relatório de investigação sobre Trump é divulgado para o público

Veja | 18/04/19 - 13h22
Folhapress

Foi divulgado nesta quinta-feira, 18, o relatório completo da investigação do procurador especial Robert Mueller sobre o chamado ‘Russiagate’, a suposta interferência russa nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, em 2016. O documento eximiu o presidente Donald Trump de um suposto conluio com o governo russo, mas os detalhes do inquérito ainda não eram conhecidos.

Antes da publicação, o procurador-geral dos Estados Unidos, William Barr, fez um pronunciamento aos jornalistas confirmando que o presidente não recorreu ao seu direito de escolher pessoalmente quais trechos seriam omitidos da versão pública. 

“O presidente confirmou que, em nome da transparência e da elucidação completa para o povo americano, ele não irá impor seu privilégio sobre o relatório do conselho especial”, disse Barr durante os comentários sobre as descobertas de Mueller em dois anos de investigação.

Segundo ele, o relatório confirma as intenções do governo russo de influenciar a corrida presidencial vencida por Trump, mas prova que “não houve conspiração” do republicano com a administração de Vladimir Putin.

Para o procurador-geral, também não há “provas suficientes” de que o presidente americano tenha obstruído a Justiça na investigação conduzida pelo procurador especial.