Mundo

Relembre casos de submarino que desapareceram ou sofreram acidentes

CNN Brasil | 21/04/21 - 18h00
Flicr

A Indonésia procura nesta quarta-feira (21) por um submarino que desapareceu com 53 pessoas a bordo. 

De acordo com o ministério da Defesa do país, o KRI Nanggala-402, um submarino alemão fabricado em 1977 e modernizado em 2012, perdeu contato durante um exercício no Estreito de Bali.

As autoridades de Cingapura e Austrália ajudam nas buscas. Um vazamento de petróleo foi detectado na área onde a Marinha da Indonésia perdeu contato com um submarino, informou o ministério.

Relembre outros incidentes envolvendo submarinos:

• Submarino argentino San Juan (2017)

Em 15 de novembro de 2017, o submarino argentino ARA San Juan naufragou na costa do país com 44 tripulantes. Ele foi encontrado a 900 metros de profundidade após mais de um ano de buscas, com o apoio de marinhas de outros países, mas nunca foi trazido à tona.

O San Juan era um submarino TR-1700 de fabricação alemã, com 66 metros de comprimento, que operou de 1985 até novembro de 2017, quando desapareceu dos radares durante o patrulhamento das águas argentinas.

Uma das principais hipóteses é que o submarino foi destruído por uma explosão interna causada por falhas técnicas. 

• Submarino indiano Sindhurakshak (2013)

Em 14 de agosto de 2013, o submarino militar “INS Sindhurshak” foi destruído por uma explosão no estaleiro de Mumbai, no oeste da Índia, onde estava estacionado, matando todos os 18 tripulantes que estavam a bordo.

Comissionado em 1997, ele foi o nono de dez submarinos da classe Kilo da marinha indiana e era um navio de propulsão diesel-elétrico.

Este foi o pior acidente conhecido pela marinha Indiana em mais de 40 anos.

• Submarino russo Nerpa (2008)

Em 8 de novembro de 2008, pelo menos 20 pessoas morreram asfixiadas e outras 41 ficaram feridas por um vazamento de gás a bordo do submarino nuclear russo K-152 Nerpa, durante testes no Mar do Japão. 

O acidente teria sido causado por um membro da tripulação que teria mexido em um um sistema supressor de incêndio que ele pensava não estar funcionando – liberando gás freon em compartimentos do submarino.

Entre os mortos, estavam três militares e 17 civis que faziam parte dos estaleiros de construção naval de Vostok, Zvezda, Era e Amur.

Em 2011, o submarino foi alugado para a Marinha da Índia. Em 2012, foi oficialmente comissionado em serviço como INS Chakra.

• Submarino chinês Ming (2003)

Em 2 de maio de 2003, a agência chinesa de notícias Xinhua anunciou que um submarino de classe "Ming" registrou uma falha mecânica que causou a morte dos 70 membros de sua tripulação durante exercício na província de Shandong,.

A embarcação foi recuperada e rebocada para um porto não identificado, onde foi identificada a causa do acidente: sufocamento de toda a tripulação.

Isso teria acontecido após uma falha causar o fechamento do mecanismo de ventilação do submarino, que não possuía nenhum tipo de instrumento para detectar baixos níveis de oxigênio.

• Submarino russo Kursk (2000)

O Kursk (K-141) foi um submarino nuclear da Classe Oscar II da Marinha da Rússia que afundou no Mar de Barents em 12 de Agosto de 2000, com uma tripulação de 118 homens. 

Duas explosões teriam causado o naufrágio do Kursk – a primeira delas, com magnitude de 1,5 na escala de Richter – em águas relativamente rasas a uma profundidade de 108 metros.

Apesar de 23 marinheiros terem sobrevivido à explosão depois de se trancarem em um compartimento do submarino, eles não foram resgatados a tempo de serem salvos.