Contextualizando

Renan aciona CNJ para afastar desembargador que teria ligação com Sérgio Moro

Em 18 de Abril de 2023 às 06:25

O Conselho Nacional de Justiça foi acionado pelo senador Renan Calheiros (MDB/AL) propondo o afastamento do desembargador Marcelo Malucelli, do TRF-4, pai de um sócio do escritório de advocacia de Sérgio Moro, ex-juiz federal e hoje senador pelo União Brasil do Paraná.

“Acabo de protocolar no Conselho Nacional da Justiça a representação contra o desembargador Marcelo Malucelli, pai do sócio de Moro em um escritório de advocacia”, disse Renan pelo Twitter.

Na última sexta-feira o CNJ entrou no caso, com a iniciativa de um dos seus membros, o Corregedor Nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, em instaurar pedido de providências para investigar a conduta de Malucelli, que aparentemente incorre em suspeição justamente por ser o pai de um sócio de Moro.

Quando foi juiz na Operação Lava Jato, Sérgio Moro condenou diversas pessoas, inclusive o advogado Rodrigo Tacla Durán, que virou seu desafeto.

Durán teve prisão decretada, acusado de lavar dinheiro para a Odebrecht, mas responde em liberdade por decisão da Justiça da Espanha, onde vive.

Novo responsável pela Lava Jato no Paraná, o juiz federal Eduardo Appio revogou o mandado e incluiu o advogado no programa federal de proteção a testemunhas, após ele ressuscitar um suposto caso de extorsão envolvendo Sérgio Moro e Deltan Dallagnol, que atuou na Lava Jato como Procurador Federal e atualmente é deputado federal.

“Na semana passada, o TRF-4 divulgou em seu site que Malucelli restabeleceu a prisão preventiva de Tacla Durán, mas negou posteriormente alegando tecnicalidades”, diz o portal “O Antagonista”.

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas