Finalmente, hoje vai ser definida a composição da CPMI que irá apurar os acontecimentos de 8 de janeiro em Brasília, quando houve invasão dos prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal – os três Poderes da República.
LEIA TAMBÉM
Dois políticos alagoanos são protagonistas de alta linhagem nesse contexto: Renan Calheiros (MDB), três vezes presidente do Senado e aliado tradicional do presidente Lula (PT), e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), apoiador de Jair Bolsonaro na campanha de 2022 e neo aliado do governo.
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito deve apurar, principalmente após as imagens divulgadas pela rede CNN sobre a invasão, se o que aconteceu foi responsabilidade de aliados de Bolsonaro ou se houve infiltração de militantes petistas com a cumplicidade de membros do governo.
Renan Calheiros deve ser escalado para um papel importante na CPMI, enquanto Arthur Lira tem participação fundamental pela indicação de parlamentares da sua confiança para integrar a comissão.
De qualquer forma, Alagoas mais uma vez ocupa espaços importantes nas decisões políticas nacionais.
LEIA MAIS
+Lidas