LEIA TAMBÉM
O senador Renan Calheiros (MDB/AL) defende que Lula (PT) assuma a Presidência da República para então editar Medida Provisória que garanta mudanças no orçamento da União, a fim de manter em R$ 600,00 o Auxílio Brasil, garantir o aumento do salário mínimo e viabilizar outras promessas de campanha.
Raposa velha em política, Renan presidiu algumas vezes o Congresso Nacional e sabe, por experiência própria, que se o futuro presidente quiser fazer a alterações no orçamento através de Proposta de Emenda Constitucional (PEC) terá de negociar com deputados e senadores, principalmente os do chamado Centrão, em nível de barganha.
As divergências públicas em torno da questão não afetam as relações entre Lula e Renan – muito pelo contrário, surgem sinais de que estão mais próximos politicamente, depois de o senador ter exposto sua opinião contrária sobre esse tema.
Tanto é assim que Renan Calheiros foi indicado para compor o grupo de transição entre o atual e o futuro governo e, inclusive, está convidado por Lula para acompanhar o presidente eleito na Conferência Nacional das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que está acontecendo em Sharm El Sheikh, no Egito, até o dia 18.
Nosso conterrâneo está usufruindo de um dos prazeres que mais lhe satisfazem: o protagonismo político.
LEIA MAIS
+Lidas