Viver +

Renove seu fígado: médica revela segredos de desintoxicação

ND+ | 13/06/24 - 09h23
Pixabay

Durante uma entrevista ao canal Fernanda Venturini, a médica Priscila Antunes (CRM 109981-7) compartilhou valiosas orientações sobre a importância do fígado no processo de desintoxicação do organismo. Ela enfatizou o consumo de chás, frutas vermelhas e suplementos como formas de auxiliar ao fígado nesse processo.

Frutas vermelhas e seu papel

As frutas vermelhas foram destacadas pela médica Priscila, que também é nutricionista, devido à sua riqueza em vitaminas e antocianina. Esses compostos conferem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e contribuem para a melhora da função hepática.

Chás na desintoxicação

Quanto aos chás, a médica recomendou especialmente os amargos, como carqueja, boldo, dente de leão e lavanda. Além de possuírem propriedades antioxidantes, esses chás atuam como relaxantes digestivos e diuréticos naturais, beneficiando o funcionamento do fígado.

Suplementos para ajudar o fígado

Para potencializar ainda mais a saúde do fígado, a médica destacou três suplementos: ácido alfalipóico, coenzima Q10 e N-acetilcisteína (NAC).”A N-acetilcisteína, embora tradicionalmente indicada para a saúde pulmonar, também auxilia significativamente no processo de desintoxicação do fígado”, explicou.

Esses suplementos podem ser úteis para apoiar a saúde do fígado e promover a desintoxicação, mas é importante consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer suplementação, especialmente se houver condições de saúde preexistentes ou uso de medicamentos.