Futebol

Repleto de medalhões, Brasiliense é o adversário do CRB na 1ª fase da Copa do Brasil

Paulo Victor Malta | 12/02/19 - 16h11
Elenco do Jacaré se apresentou dia 19 de novembro do ano passado | Divulgação / Brasiliense

O Clube de Regatas Brasil estreia na Copa do Brasil diante do Brasiliente nesta quarta-feira (13), às 15h30 (horário de Alagoas), no Estádio Serejão, em Taguatinga, Distrito Federal. O TNH1 traz informações sobre o adversário do Galo na decisão de jogo único na competição nacional. 

Comandado pelo técnico Adelson de Almeida, profissional que conhece bem o futebol candango, o Jacaré Brasiliense investiu em nomes experientes para esta temporada. Fazem parte da equipe jogadores como o zagueiro Lúcio, pentacampeão mundial pela Seleção Brasileira, o zagueiro Antônio Carlos (ex-Botafogo, São Paulo e Fluminense), os laterais Alex Murici (ex-CRB) e Wellington Saci (ex-Corinthians, Sport e CRB), o meia Almir (ex-Botafogo e Flamengo), o alagoano Morais, que se destacou no Vasco e também teve passagem pelo CRB, o atacante Reinaldo (ex-Flamengo, PSG-FRA, São Paulo, Santos e Botafogo) e o atacante Erick Flores, cria da base do Flamengo. Além destes, o Brasiliense anunciou a contratação do atacante Maikon Leite nesta terça-feira (12). 


Foto: Divulgação / Brasiliense 

O Brasiliense apresentou o elenco dia 19 de novembro e está em preparação há bastante tempo. O Jacaré é o segundo colocado no Campeonato Estadual e está invicto com 10 pontos, sendo três vitórias (3x0 Santa Maria, 3x0 Taguatinga e 1x0 Paracatu) e um empate (0x0 Real-DF).O time não sofreu gols e tem aproveitamento de 83,3%. Um detalhe que chama a atenção é que o Brasiliense solicitou a mudança do jogo com o CRB, que estava marcado inicialmente para as 20h30 (de Brasília) na Arena Mané Garrincha, para o Estádio Serejão, onde tem jogado no Estadual. Os horários dos quatro jogos disputados pelo Candagão são semelhantes ao da estreia com o CRB. 

Além do Candangão, o Brasiliense disputará mais três competições: Copa do Brasil, Copa Verde e Campeonato Brasileiro da Série D. Em 2018, o time foi eliminado pelo Campinense nos pênaltis, na terceira fase da Série D. 

Reencontro

A partida desta quarta-feira marca o reencontro do técnico Roberto Fernandes com o Brasiliense. Atual comandante do CRB, Fernandes treinou o Brasiliense em 2007 e 2010. O grande momento do Brasiliense comandado por Roberto Fernandes foi em 2007 quando o clube chegou até as semifinais da Copa do Brasil, sendo eliminado pelo Fluminense. 

Time base

Na vitória por 1 a 0 sobre o Paracatu no último final de semana, pela quarta rodada do Candangão, Adelson de Almeida mandou a campo a seguinte escalação: Edmar Sucuri; Alex Murici, Lúcio (Antônio Carlos), Badhiuga e Gleisinho; Geovane, Aldo, Peninha e Almir; Romarinho e Gilvan (Reinaldo). 


Adelson de Almeida (Foto: Divulgação / Brasiliense)

Para a decisão com o CRB, o técnico vai ter o retorno do zagueiro Lúcio, que deve começar jogando na vaga de Antônio Carlos, e pode iniciar a partida com Reinaldo na vaga de Gilvan no ataque. Outra disputa aberta é no meio-campo. Émerson Martins está à disposição e disputa posição com o volante Aldo. 

O lateral-esquerdo Wellington Saci e o meia Morais estão em preparação física e não devem jogar, segundo informações do Futebol Interior. Já o atacante Jóbson (ex-Botafogo e Bahia) continua afastado do elenco e treinando em separado do grupo de jogadores.

Regulamento

De acordo com o regulamento da Copa do Brasil, a primeira fase será disputada em jogo único. Os times visitantes têm a vantagem do empate pelo critério do Ranking de Clubes. Com isso, o Galo joga pelo empate para avançar de fase. Quem passar de fase pega o vencedor do confronto entre Sergipe e Goiás. 

Cotas

As cotas de participação da Copa do Brasil são divididas em três grupos. O Grupo 1 é formado pelos 15 clubes melhores colocados no Ranking da CBF. No Grupo 2, estão os clubes da Série A abaixo do Top 15. Todos os outros times compõem o Grupo 3. 

CRB e Brasiliense estão no Grupo 3 e recebem R$ 525 mil pela primeira fase da Copa do Brasil. Quem se classificar garante mais R$ 625 mil. Da terceira fase em diante, os valores são iguais para os três grupos.  


Foto: Divulgação / CBF