Meio Ambiente

Retirada do óleo do navio encalhado no Maranhão deve durar 10 dias

O Imparcial | 13/03/20 - 07h49
Thayane Maramaldo/O Imparcial

A previsão para conclusão da operação de retirada do óleo combustível do navio MV Stellar Banner, que está encalhado em um banco de areia na Baía de São Marcos, no Maranhão, desde o dia 24 de fevereiro, é de cerca de 10 dias, se as condições climáticas permitirem.

A empresa Pollaris, responsável pela embarcação, informou que a remoção do óleo está acontecendo desde as 14h10 de quarta-feira (11), e continua ocorrendo, até então, sem problemas. A operação está sendo realizada pelas equipes da Salvage, OSL ALP Defender e OceanPact.

A empresa afirma ainda que, por enquanto, todos os esforços e recursos estão dedicados à execução do plano de retirada do combustível. O plano de resgate da embarcação será elaborado nas próximas semanas, após inspeções detalhadas, avaliação da área afetada e estabelecimento do plano de reparo.

Ainda de acordo com a empresa, o navio continua sem risco de naufrágio, pois seu peso está bem distribuído pelo banco de areia e não existem pontos específicos de estresse no casco, de modo que a embarcação permanece estável.O navio mede 31 metros de altura e a área do banco de areia não possui profundidade suficiente para um possível naufrágio.