Alagoas

Reunião entre Seris e parentes de presos termina com acordo sobre visitas e envio de alimentos

TNH1 com Ascom Seris | 22/07/20 - 07h11
Ascom Seris

O secretário da Ressocialização e Inclusão Social, coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, se reuniu, nessa terça-feira (21), com uma comissão de familiares de reeducandos e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL) para debater a retomada gradativa das visitas e entrega de alimentos.

O acordo aconteceu horas após um protesto em frente ao Sistema Prisional de Alagoas, que bloqueou o trânsito na rodovia BR-104. Os parentes buscavam receber informações dos reeducandos, como também visitá-los e entregar alimentos.

No encontro ficou definido que a entrega das feiras será retomada em agosto, entre os dias 17 e 21, considerando a portaria nº 595/2020, de 19 de junho de 2020, que - em função da pandemia de Covid-19 - restringiu alguns gêneros alimentícios.

Já as visitas ocorrerão entre os dias 4 e 6 de setembro, considerando a matriz de risco criada pelo Governo do Estado para orientar as fases do distanciamento social controlado. Apenas uma pessoa com idade entre 18 e 59 anos poderá ter acesso à unidade prisional. Como medida de prevenção, todos os visitantes terão a temperatura aferida antes da visita.

Agora, a Seris vai oficiar a 16ª Vara Criminal da Capital (Execuções Penais), em virtude de decisão que determinou a suspensão das visitas em março último, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou a pandemia do novo coronavírus.

Por fim, também ficou definido que a Seris vai intensificar, já a partir desta quarta-feira (22), as ações do projeto “Uma carta pra você”, encaminhando as respostas dos reeducandos aos e-mails enviados por seus familiares, a fim de minimizar o impacto da suspensão das visitas.